terça-feira, 18 de junho de 2013

Hackers invadem site da Adepol do Maranhão e convocam policiais à participarem das manifestações pelo País


Do Atual7
Três grupos hackers invadiram, no final da noite dessa segunda-feira (17), o site da Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol/MA), para postar uma mensagem em apoio aos protestos que vêm tomando as ruas do Brasil.
Três grupos hackers invadiram, no final da noite dessa segunda-feira (17), o site da Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol/MA), para postar uma mensagem em apoio aos protestos que vêm tomando as ruas do Brasil.
Três grupos hackers invadiram, no final da noite dessa segunda-feira (17), o site da Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol/MA), para postar uma mensagem em apoio aos protestos que vêm tomando as ruas do Brasil.
No início de março deste ano, a Adepol/MA partiu em defesa da Proposta de Emenda Constitucional de numero 37, a PEC 37, de autoria do deputado federal maranhense e delegado da Polícia Civil, Lourival Mendes (PTdoB/MA), que chegou a palestrar no evento dos delegados do Maranhão. Conforme apurado pela reportagem do Atual7, este teria sido o motivo do ataque ao site da associação.
Assinada pelo grupos ‘CuriosityGroup’, ‘HighTech’ e ‘LearnersOfcuriosity’, a mensagem diz ‘Caros amigos policiais, o povo saiu às ruas’.
O grupo enfatizou ainda o apoio às manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, pela redução nas tarifas de ônibus e pela melhoria do transporte público, e Brasília, onde a presidente Dilma Rousseff (PT) foi vaiada, durante o discurso de inauguração da Copa das Confederações.
Junto da mensagem, os hackers publicaram um vídeo do YouTube, com imagens das manifestações e denúncias do descaso e falta de condições de trabalho da polícia brasileira, convocando os policiais do Maranhão à aderirem aos protestos que levaram mais de 250 mil pessoas às ruas do País na tarde e noite de ontem.
Veja o vídeo:

Protestos: um gigante adormecido acordou


o giganteO Brasil não é mais um país deitado em berço esplêndido. O gigante pela própria natureza acordou.
As manifestações ocorridas nos últimos dias nas principais cidades, servem de exemplo às autoridades, aos gestores públicos e aos políticos porque mostram que a população não aguenta mais ficar calada.
O elenco de reivindicações é o mesmo: transporte público barato e seguro, mais verbas para educação, saúde, infraestrutura, contra a PEC 37 e o fim da corrupção.
O movimento ganha as ruas do Brasil, mas não se pode deixar de lamentar a presença de pequenos grupos que partem para o confronto e promovem arruaças. E isto não faz parte do cenário democrático. A própria presidente Dilma Rousseff reconheceu que o protesto pacífico é legítimo e próprio da democracia.
As manifestações, que começaram pelos estudantes, ganham o apoio da sociedade, de gente de todas as idades.
Aqui em São Luís os protestos chegam amanhã, mas já existe desde cedo manifestações vinda do São Cristovão. Que sejam pacíficas, sem confrontos ou violência.


O protesto vai acontecer na praça Maria Aragão, amanhã, levado pelos mesmos temas. O Maranhão faz parte do Brasil e como tal começa a acordar.

Manifestantes fecham a rodovia de acesso a São Luís


BR 135
BR 135
Cerca de 5 mil manifestantes de movimentos sociais estão plantados nas proximidades do Aeroporto Hugo da Cunha Machado neste momento, às 8h46.
Denominada de “O grito da Terra” a manifestação, embora acompanhada pela polícia militar, á pacifica e começa a ganhar a adesão de estudantes e operários.
Eles reivindicam segurança no campo. Os cartazes informam que só no ano passado mais de 100 agricultores morreram e que os conflitos agrários passam de 50 em todo o Maranhão.
Com a principal entrada fechada pelos manifestantes, é longo o engarrafamento de quem vem da zona rural de São Luís ou de outras cidade na BR 135. O manifesto também impede a saída da cidade.

Acompanhe aqui pelo blog todas as informações da manifestação de protesto em São Luís

Terça começa agitada com manifestação em São Luís


Foto: Facebook Repórter Difusora
Foto: Facebook Repórter Difusora
Seguindo a onda de manifestações ocorridas em várias capitais do país  a manhã de terça-feira em São Luís começou agitada.
Na Avenida Guajajaras há uma concentração de centenas de manifestantes ruralistas que reivindicam política públicas para agricultura familiar. Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (FETAEMA) estão mobilizados e já agendaram audiências com algumas instituições mas o governo ainda não os atendeu.
Os manifestantes afirmam que só sairão da via depois que conversarem com algum representante do governo e não se calarão até que medidas sejam tomadas. Agora o bicho pegou!
A consequência da ação é um trânsito caótico em vários pontos da cidade, principalmente as vias de acesso à Cidade Operária e Anil.
O trânsito está totalmente parado na BR 135. E na Vila Itamar motoristas estão sendo impedidos de chegar ao ponto final.
Segundo informações de quem passou pelo retorno do Tirirical, próximo ao Aeroporto Hugo da Cunha Machado há um princípio de quebra quebra e confusão. Até mesmo alguns vôos estão atrasados por conta da chegada de pilotos.

A Polícia Militar foi acionada para evitar maiores transtornos.

PMs são presos suspeitos de praticar extorsão em São Luís

  Outro homem também foi preso por suspeita de colaborar com o grupo. As prisões foram efetuadas pela Seic na quinta-feira (13).


     

PMs são presos suspeitos de praticar extorsão em São Luís
 Três policiais militares que, de acordo com a Polícia, recebiam dinheiro para fazer vistas grossas a criminosos foram presos nesta quinta-feira (13), em São Luís. Um homem também foi preso por suspeita de colaborar com o grupo. Os quatro foram levados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Os três policiais militares eram monitorados pelo Serviço de Inteligência da PM há um ano. Ainda de acordo com a Polícia, eles são suspeitos de fazerem abordagens a traficantes e pessoas envolvidas em crimes e negociavam não efetuar prisões em troca de dinheiro, o que se caracteriza como extorsão e desvio de função.

“Eles se passavam por membros do Serviço Velado da Polícia Militar fazendo supostas prisões e a partir daí tentavam extorquir algum valor, para que depois liberassem essas pessoas que, supostamente, estariam sendo presas”, disse o coronel Marco Pimentel.

Com os policiais foram apreendidos duas pistolas ponto 40, um revólver calibre 38, dois celulares, uma balança de precisão e R$ 300 em espécie.
Do: G1 MA

Mais três acusados de participar de sequestro começam a ser ouvidos

    Crime ocorreu em junho de 2012 e teve como vítima o menino Pedro Paulo. Ministério Público deve pedir o julgamento no Tribunal do Júri Popular.




      

Mais três acusados de participar de sequestro começam a ser ouvidos
A 4ª Vara Criminal de Imperatriz começou a ouvir nesta segunda-feira (17) mais três acusados de participação no sequestro do menino Pedro Paulo, ocorrido em junho do ano passado. A previsão é que os depoimentos durem o dia todo.

Maria Alves Sandes da Silva, a Tina, que chegou ao Fórum tentando encobrir o rosto, foi quem cuidou do menino Pedro Paulo no cativeiro, no Estado do Tocantins, junto com o marido, que foi assassinado recentemente, por envolvimento com o tráfico de drogas.

Sebastião Soares da Silva, que estava aparentemente tranquilo, é acusado de ter planejado todo o sequestro  e ter feito contato com a família. É considerado pela polícia um dos sequestradores mais perigosos do país.

Também foi convocado para depor Geraldo Humberto, que responde em liberdade e teria alugado um carro usado na fuga do mentor do sequestro. Também participaram da audiência sete testemunhas, entre elas quatro delegados de polícia que acompnharam as investigações.

O delegado regional, Assis Ramos, confirmou que há  provas do envolvimento de todos os acusados, principalmente de Sebastião Soares. "Nós concluímos o inquérito e está vem indiviadualizada a conduta de cada um. Todos participaram, alguns de forma direta, outros de forma indireta desse crime, que chocou a cidade e o estado", disse o delegado.
Os depoimentos estão sendo acompanhados pelo Ministério Público, que deve pedir o julgamento de todos os acusados no Tribunal do Júri Popular. "A pretensão do Ministério Público é de conseguir reunir todas as provas consistentes no sentido de demonstrar a culpabilidade dos envolvidos", explicou a promotora de Justiça, Raquel Chaves.
Do: G1MA

Parceria entre Governo Federal e Prefeitura beneficia Conselhos Tutelares com equipagens

   A solenidade de entrega das equipagens foi realizada em frente ao Palácio de La Ravardière, com a presença da ministra Maria do Rosário.



    

Parceria entre Governo Federal e Prefeitura beneficia Conselhos Tutelares com equipagens
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e a ministra Maria do Rosário Nunes (Direitos Humanos) entregaram nesta segunda-feira (17) equipagens para os sete Conselhos Tutelares da capital. O material doado aos conselhos tem custo individual de R$ 380 mil, adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União, composto por um veículo, cinco computadores desktop, uma impressora multifuncional, uma geladeira e um bebedouro.

A solenidade de entrega das equipagens foi realizada em frente ao Palácio de La Ravardière, com a presença da ministra Maria do Rosário; do prefeito Edivaldo Júnior; da secretária da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; dos deputados Domingos Dutra (federal), Bira do Pindaré (estadual), ambos do PT; dos presidentes dos Conselhos Tutelares de São Luís, conselheiros, integrantes da equipe de governo, vereadores e convidados.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou o apoio aos Conselhos dentro da política prioritária do governo municipal iniciado em janeiro deste ano. "Durante toda a campanha eleitoral falamos e discutimos muito as parcerias com o Governo Federal e o que estas representariam para a administração do município de São Luís. Hoje estamos recebendo estes kits e selando mais uma parceria com o governo da presidenta Dilma. Desta vez para reestruturarmos os Conselhos Tutelares", disse o prefeito.

Edivaldo Holanda Júnior lembrou que ao receber a Prefeitura absolutamente desorganizada deu atenção especial à Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), onde todos os instrumentos sociais estavam sem receber o pagamento de alugueis. Através do diálogo entre Prefeitura, Ministério Público e conselheiros foi superado o impasse da ampliação dos mandatos dos conselheiros. O assunto foi discutido pela Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Maranhão.Estive em vários outros momentos em São Luís ao lado destes lutadores sociais, defendendo os direitos das crianças mais sofridas diante de uma situação de exploração sexual. Estou voltando aqui para trabalhar em conjunto com os conselhos tutelares, com a comunidade e com a Prefeitura de São Luís. O Governo Federal quer trabalhar cada vez mais com a Prefeitura, porque o nosso objetivo é que as melhorias cheguem à comunidade. Para isso, é preciso estarmos unidos e não nos separarmos", recomendou a ministra Maria do Rosário.

A secretária da Criança e da Assistência Social, Andréia Lauande, considerou a entrega dos equipamentos como um marco na reestruturação dos Conselhos Tutelares. "Sei que muito ainda falta, mas já iniciamos essa reestruturação antes mesmo de recebermos essas equipagens. Desde o início esta gestão vem sendo pautada pela atenção à criança e adolescência", garantiu a secretaria. Andréia Lauande anunciou que até o final do mês de julho estará encerrado o processo de licitação para contratação de vigilância armada, internet e identificação visual dos conselhos, condições mínimas para pautar criança e adolescente na agenda.

Segundo a ministra, está em curso uma política de valorização dos conselhos que prevê o fortalecimento dos mesmos com a entrega de 500 equipagens até o início de agosto deste ano. A prioridade é para as capitais e cidades onde se concentram o maior número de denúncias de violência através do Disque 100. A contrapartida para os conselhos é a participação em cursos da escola de conselho, qualificando as atribuições, e integração ao Sistema de Informações. A intenção é traçar um mapa real das necessidades da infância, a partir do atendimento a violência e soluções encontradas pelos conselhos.
Para o presidente do Conselho Tutelar da Vila Luizão, Valmir Privado, a doação dos equipamentos celebra uma parceria ao mesmo tempo coloca em pauta a luta dos conselhos tutelares como instrumento de garantia de direitos da criança e do adolescente. "Esses equipamentos vêm em um bom momento. É preciso que todos os entes tenham olhos voltados para essa política", avaliou Valmir Privado.

"Essa entrega dos kits beneficia muito os Conselhos Tutelares que enfrentam dificuldades. Os conselhos sofrem com a falta de material permanente e de equipamentos que precisamos para elaborar a documentação que precisamos para representar junto ao Ministério Público. Com certeza vai muito beneficiar nossa comunidade", avaliou o presidente do Conselho Tutelar do Itaqui-Bacanga, Luziano de Matos.

No entendimento da ministra, o fortalecimento da estruturas da Assistência Social, da Educação e da Saúde favorecem a atuação dos Conselhos Tutelares na proteção integral e imediata da criança. Essa ideia tem sido levada adiante pelo governo da presidenta Dilma Rousseff na perspectiva de atingir a meta de que nenhuma família com criança ou adolescente até 15 anos de idade permeie em seu cotidiano a pobreza, a fome e o abandono.

"A presidente Dilma se dedica para que as pessoas não estejam mais na situação da miséria e da fome que marca as vidas das famílias. Enfrentando a miséria e a fome com o "Brasil sem miséria" e com o "Brasil carinhoso", garantindo renda para as famílias que têm crianças e adolescente nós vamos enfrentar definitivamente a pobreza", enfatizou a ministra.

O material dos kits para os sete Conselhos Tutelares de São Luís foi obtido pela Prefeitura a partir da habilitação no Sistema de Distribuição de kits da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República.

"Os conselhos são os organismos capazes de atender as crianças onde elas precisam. São uma invenção muito importante para o Brasil. Nasceram com o Estatuto da Criança e do Adolescente e é hora de investirmos mais no seu fortalecimento. Dessa forma estamos fortalecendo toda a rede de direitos", frisou a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
Do: O Imparcial