sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cresce o número de mulheres empreendedoras no Brasil



O blog recomenda a leitura da reportagem do site Bolsa de Mulher sobre empreendedorismo feminino.
Cada vez mais presentes no mercado de trabalho e ocupando posições antes praticamente exclusivas dos homens, as mulheres partem agora para empreender e assumir riscos do “próprio negócio”.
Isso é um dado interessante, já que muitas mulheres acham que a saída para o sucesso está em passar em um concurso público ou conseguir um emprego em uma empresa qualquer, quando não se embrenhar nos afazeres domésticos cuidando das crias e do maridão.
Mas, segundo a reportagem do Bolsa de Mulher, estudo do Sebrae sobre cenários para 2020 revela um significativo aumento no percentual da mulherada que deseja assumir os riscos de montar um empreendimento, o que é muito bom e encorajador para aquelas que ainda dividam das suas próprias capacidades.
Portanto, mãos à obra, mulheres!
Abaixo a íntegra da reportagem.
Ter um negócio próprio, abrir a franquia de uma empresa, é o sonho de muitas mulheres. Tanto para ter independência financeira ou mesmo por precisar dessa renda. O empreendedorismo feminino no Brasil está crescendo e tem estimativas de continuar em ascensão. Alguns números de estudos confirmam esse aumento.
De acordo com a Pesquisa Cenários 2020, do Sebrae, há um crescimento na participação da mulher na modalidade “conta própria” – empreendimentos sem empregados – a qual em 2000 estava com 32% e a estimativa é de 47% para 2020. Na categoria empregadores, o índice do ano de 2000 estava em 24% e a estimativa para 2020 é de 42%. Esses números representam o aumento da mulher no mercado de trabalho próprio, além da ampliação de oportunidades de trabalho. Entre 21,1 milhões de empreendedores, as mulheres representam 49,3%.
Entretanto, é preciso analisar diversos fatores minuciosamente antes de abrir o próprio negócio. O perfil do indivíduo também influencia. É necessário ser uma pessoa determinada e pronta pra lidar com os riscos de um empreendimento. Veja algumas outras características que você precisa ter e o que pode fazer para estimular o sucesso do seu negócio:
Entusiasmo: ter satisfação pelo que faz;
Domínio: adquirir conhecimento total sobre o negócio e ampliá-lo. É importante fazer cursos relacionados à área de atuação da empresa;
Inovação: estimular novas ideias e aplicá-las;
Determinação: ter foco nos negócios e nas decisões;
Inconformismo: fuja da acomodação e traga melhorias para o seu negócio;
Flexibilidade: ser maleável e apto para adaptar-se a mudanças;
Perseverança: não desistir fácil. Arriscar, mas sempre com cautela e analisando as possibilidades;
Honestidade: trabalhe sempre com transparência e sem desvios éticos;
Perspectiva: estimular uma visão macro do cenário futuro da empresa;
Parceria: escolha um sócio com experiência na área, que seja de confiança e com afinidades;
Torne-se um exemplo: faça das suas atividades as melhores do seu ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário