quinta-feira, 31 de maio de 2012

Calem a boca nordestinos!


Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país? Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render.

Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”.

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos.

Retrato falado do assassino de Décio repercute nas redes sociais

Retrato falado do suspeito da morte do jornalista Décio Sá
Foi só a polícia divulgar o retrato falado do assassino do jornalista Décio Sá (executado dia 23 de abril num restaurante da Avenida Litorânea), para o assunto virar febre na internet.
A foto já foi publicada em todos os blogs do Maranhão e reproduzida por milhares de pessoas nas redes sociais. Em poucos minutos o número de acesso ao blog subiu rapidamente.
O assassinato do jornalista e blogueiro Décio ganhou repercussão internacional e a divulgação do retrato falado estava sendo aguardada pela população há 38 dias.
Se depender da repercussão, a polícia vai chegar ao suspeito rapidamente. Não se fala em outra coisa noTwitter e Facebook. O assunto está no topo dos mais comentados nas últimas horas.

Ronaldinho Gaúcho rescinde contrato com o Flamengo

O ciclo de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo chegou ao fim com um desfecho nada amistoso. Na manhã desta quinta-feira (31), a advogada do jogador, Gislaine Nunes, entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro pedindo a quebra de contrato. A alegação são os salários atrasados do astro, com o atleta pedindo cerca de 40 milhões de reais.

Ao R7, a advogada explicou que a decisão foi tomada pelo camisa 10 e por seu irmão e empresário, Assis, na noite de quarta-feira (30).

- Discutimos isso ontem [quarta] à noite e distribui o processo hoje [quinta] de manhã no TRT. O contrato dele já está rescindido judicialmente e agora estou chegando na CBF para dar entrada.



Desde o início da pendenga (Ronaldinho Gaúcho), todos os meus amigos e companheiros das nossas resenhas esportivas são testemunhas da minha total reprovação a contratação do jogador Ronaldinho Gaúcho, pelo Flamengo. Lá no início, me posicionei contra o jogador vir jogar no Flamengo, visto que o atleta só estava chegando ao clube para tentar voltar à Seleção Brasileira, o que aconteceu mas não consolidando a sua nova passagem na representação brasileira.

Nós flamenguistas precisamos entender que  o clube Flamengo é milhões de vezes maior do que (até) 11 Ronaldinhos, juntos.
Precisamos é de vários jogadores, que possam compor uma equipe a altura da instituição Flamengo.
Como o “tempo é o senhor da verdade”,  veja agora se eu tinha ou não razão:

Ronaldinho Gaúcho entra na Justiça contra o Flamengo, obtém liminar e não joga mais pelo clube


por ESPN.com.br
 O fim da era Ronaldinho Gaúcho no Flamengo chegou ao fim. Nesta quinta-feira, o meia-atacante entrou na Justiça contra o clube rubro-negro por causa de vencimentos atrasados, conseguiu uma liminar na 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro e estará livre para assinar com outro clube.

A advogada Gislaine Nunes está ao lado do melhor do mundo de 2004 e 2005 na ação. "Com relação a valores, eu não posso falar por conta do segredo de Justiça. A liminar não diz nada com relação a valores. O Flamengo já está sabendo: meia hora antes de eu ir lá a liminar já estava com o clube", explicou a advogada ao canal 'SporTV'. "Agora nós estamos cobrando valores altíssimos para fazer isso, valores milionários e valores que o atleta tem direito por força de contrato".
"Geralmente os contratos de imagem são usados para burlar previdência, impostos e encargos trabalhistas. Conseguimos o reconhecimento, e então o juiz conseguiu acatar nossa tese, libertou o atleta e agora ele está liberado para seguir a vida de dele", prosseguiu Gislaine.

Nos últimos meses, Ronaldinho e Roberto Assis, seu irmão e procurador, tentaram de todas as formas receber parte dos salários atrasados que correspondiam ao que a Traffic teria de pagar. No entanto, os acordos anunciados publicamente pela diretoria não foram cumpridos.

Nesta quinta-feira, o Flamengo fará um amistoso contra a seleção do Piauí para arrecadar dinheiro e ajudar a sanar parte da dívida com o atleta. No entanto, o jogador não participou dos treinos desta semana e faltou no embarque da delegação para Teresina na última quarta, o que irritou a direção.

O vice-presidente de futebol, Paulo César Coutinho, falou para torcedores que Ronaldinho tinha sido afastado pela presidenta Patrícia Amorim, o que foi desmentido pelo diretor executivo, Zinho.egando atraso de salários e cobra R$ 40 milhões do clube

Que comportamento se deve exigir de um Ministro do STF?


JOAQUIM FALCÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes levanta vários debates. Os mais imediatos são sobre comportamento pessoal e impacto deste encontro no julgamento do mensalão. Levanta também outra importante discussão.

Na democracia, precisamos de um Supremo independente e imparcial. Não é privilégio que a Constituição lhe concedeu. É direito e necessidade dos cidadãos. É um dever dos ministros. Por isso, a sociedade precisa decidir qual comportamento profissional e pessoal dos ministros melhor assegura esse direito.

Além de reputação ilibada e notável saber jurídico, o que mais se deve exigir de um ministro do STF? Essa questão é muito atual porque Dilma deve indicar neste ano pelo menos dois novos ministros. Qual perfil ela escolherá?

Excluindo a presidência do STF, que tem obrigações próprias, no STF há hoje dois perfis distintos. De um lado ministros mais discretos, que não se pronunciam, exceto nas audiências, e que mantêm distância de Executivo, Legislativo e representantes de interesses em julgamento. Vida pessoal recatada.

Por outro lado há ministros que se pronunciam fora dos autos, estão diariamente na mídia, mantêm contatos políticos, participam de seminários e reuniões com grupos de interesse.
A questão crucial, dizem uns, não é se o ministro deve falar fora dos julgamentos, estar na mídia ou se relacionar social e politicamente. A questão é haver transparência antes, durante e depois dos relacionamentos. E que não faça política. As agendas, os encontros, as atividades dos ministros deveriam ser publicados de antemão.

Em alguns países o juiz não recebe uma parte sem a presença da outra tão grande é a preocupação com a imparcialidade. O que alguns ministros praticam aqui no STF. Ou grava-se a conversa para assegurar a fidelidade do que ocorreu e proteger o ministro de propostas inadequadas.

Como aperfeiçoar o direito dos cidadãos a magistrados independentes e imparciais e evitar situação como esta é a grande tarefa democrática.

JOAQUIM FALCÃO é professor de direito constitucional da FGV Direito-Rio

Elson Batista cumpriu extensa agenda de poé-campanha nos últimos dias


  • Aniversario da Naura· Intensificando a agenda de visitas em sua pré campanha, Elson Santos participou de vários eventos nesse final de semana. A Convite da diretoria do STIMA - Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia e Região, Elson Batista participou da festa de 23 anos de criação do sindicato que foi realizada na sede social da Maçonaria, localizada no Parque das nações. A festa do sindicato foi bastante prestigiada, cerca de dois mil metalúrgicos acompanhados de seus familiares festejaram com muita alegria os 23 anos de criação do sindicato.

  • · Elson Batista e Antonio Erismar prestigiaram também no sábado o Aniversário  da Diretora da Escola Jurgleide Sampaio Naura Mendonça. A aniversariante recebeu amigos e familiares para comemorar o seu aniverarsário em clima de descontração e muita alegria.

  • · No Domingo pela manhâ Elson Batista participou do encontro regional do PSB –  Partido Socialista Brasileiro, que aconteceu na Câmara Municipal de Açailândia. Encontro do PSBO Evento contou com a presença do Presidente Estadual da sigla o Ex-deputado federal José Antonio Almeida, bem como do Presidente do Diretório Municipal o Vereador Canela, além de lideranças dos municípios de Cidelândia, São Pedro da Água branca, São Francisco do Brejão e Bom Jesus das Selvas. Na oportunidade o Vereador Canela apresentou os 12 pré-candidatos a vereadores que irão concorrer a uma vaga na câmara de vereadores pelo PSB.
  • · Ao meio dia Élson Batista prestigiou a tradicional feijoada do Abrigo dos Idosos Lar Frei Daniel. A Feijoada acontece todos os anos em Açailândia e serve para angariar fundos para a manutenção do abrigo que presta um grande trabalho para a sociedade. A festa é organizada por membros da Igreja Católica e segundo os organizadores esse ano recebeu um numero recorde de participantes.

  • Feijoada no Abrigo dos Idosos· Na segunda feira Elson Batista e Antonio Erismar reuniram com pré-candidatos a vereadores de sua base para discutir sobre as eleições de 2012 em sua residência. O encontro teve como palestrante o Advogado e Ex-secretário de Estado Dr. Lula Almeida do PSDB. Na oportunidade os pré-candidatos puderam tirar dúvidas sobre todos os aspectos ligados ao pleito deste ano e tomaram conhecimento das mudanças na legislação eleitoral que servirá de base nas eleições 2012.
  • · Atendendo a convite do Pastor Lucio da Igreja Batista da Promessa, Elson Batista participou do Lançamento da Pedra Fundamental para construção da Igreja. O novo templo será construído no Residencial Colina Park em uma área privilegiada da cidade. O Pastor Lucio em suas palavras agradeceu a presença do Pré-candidato a prefeito Elson Santos e disse estar muito feliz com a presença de evangélicos de outras igrejas que foram prestigiar o Lançamento da Construção da Igreja.

PTB DE Açailândia fara reunião

O  Presidente do diretório municipal do PTB, realizará nesta sexta, dia 1º de Junho no período Noturno, na  sua residência localizada na Av. JK Conjunto Nova Açailândia / Vila Bom Jardim, uma reunião com todas as pessoas amigas e filiadas, com o objetivo de discutir,  a participação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Para o presidente do diretório municipal do PTB ,Dr. Sérgio Vieira, a mobilização está sendo feita e a meta é reunir o maior número de pessoas interessadas em participar do processo eleitoral do dia 07 de  Outubro/2012,pois a pretensão é fazer um trabalho de conscientização junto à População. Na avaliação de Sérgio, “O Voto é a ferramenta mais importante no Processo Democrático que influencia diretamente no futuro e não deve ser usado erradamente ou trocado por favores e nem por simpatias pessoais. Afirmou Dr Sergio Vieira.

PM prende quadrilha que aterrorizava Açailândia









Açailândia- Na manha desta quinta feira a equipe comandada pelo 1º sargento Pinheiro prendeu um grupo de assaltantes que aterrorizavam o comercio local bem como a população, em conversa com o Portal Maranhão em Foco o sargento Pinheiroinformou que a cerca de quatro meses a PM já investigava  ações praticadas pelo o bando que ia de roubo de celulares a roubo a posto de  combustível, um dos últimos atos praticados pela a quadrilha foi o roubo ao posto estrela na noite de ontem por volta de  00h30min,  após essa ação a  a equipe comandada pelo sargento Pinheiro começou a diligenciar no intuito de localizar e prender os delinquentes e assim aconteceu  3  elementos foram presos  sendo 1 deles ainda menor de 18.
Os Presos foram.
Adriano Alves Rufino  (21 anos)
Doriel Cipriano da Silva ( 18 anos)
E um menor de 18 anos.
O grupo utilizava motos roubadas para praticar assaltos.

Rigo mobiliza Funai e Funasa para resolver problemas dos índios


Ascom/ deputado Rigo Teles
deputado Rigo Teles
deputado Rigo Teles
O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na quarta-feira (30) para defender o prefeito de Arame, João Menezes, alvo de críticas do deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), acerca do tratamento dispensado o setor de saúde pública aos indígenas residentes no município.
Para Rigo, Milhomem não tem total conhecimento do assunto, quando disse na tribuna da Assembleia que existe falha no atendimento de saúde aos índios de Arame. Segundo ele, os próprios caciques discordaram da forma como Milhomem conduziu o pronunciamento. O parlamentar garante que Arame oferece total atenção aos índios. “O prefeito João Meneses só pode fazer o que é atribuição constitucional município. O que falta, na realidade, é a atenção da Funai e da Funasa, a quem cabe a parte da saúde”, afirmou.
Teles informou que os próprios índios não aceitaram o argumento de Milhomem, jogando a culpa dos problemas de saúde enfrentados pelos índios no prefeito João Meneses, que abre as portas de sua residência a brancos índios e dá tratamento igualitário a todos.
Rigo Teles garante que Arame não foi atingido pela falta de assistência na saúde pública, como denunciaram. Segundo ele, a própria secretaria de saúde, doutora Gláucia, confessou que sua pasta trabalha nas aldeias indígenas, onde a responsabilidade de atendimento aos índios é da Funasa.
Para Rigo, a falha no tratamento dos índios dos municípios de Grajaú, de Amarante, de Barra do Corda, de Sítio Novo e Arame é de total responsabilidade da Funasa e na Funai, cujas administrações estão abandonando e desprezando os indígenas.
“Toda eleição vamos às aldeias pedir votos aos índios. Não poderemos nos furtar de dar o apoio a essa classe, que é feita de gente e faz parte da população brasileira. Os caciques de Arame garantem que tem total apoio do prefeito e da secretária de saúde”, disse.
MOBILIZAÇÃO
Após o pronunciamento, o deputado Rigo Teles participou de reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, acompanhados dos deputados Bira do Pindaré (PT), Chico Gomes (PMDB), Fábio Braga (PMDB), Vianey Bringel (PMDB) e de caciques Guajajaras e Gaviões, representando aldeias de Arame, Grajaú, Bom jesus das Selvas, Buriticupu e Santa Luzia.
Após o encontro, Rigo anunciou que vai interceder junto ao governo federal (Funai e Funasa), para resolver os graves problemas dos índios, que reclamam a falta de postos de saúde e de medicamentos. Os caciques denunciaram que os índios estão morrendo por falta de assistência e remédios.

TCE divulga lista de fichas-sujas até 15 de junho


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve divulgar a lista dos gestores fichas-sujas até o próximo dia 15. O documento contém a relação de gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, e será entregue e será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o presidente do TCE, Edmar Cutrim, a lista contém nomes de gestores estaduais e municipais. A divulgação dos nomes inadimplentes vai definir o cenário das eleições municipais em todas as cidades do estado. Uma vez que os inadimplentes estarão automaticamente impossibilitados de concorrer às eleições municipais de 2012.

Problemas na PF podem comprometer operações


Em entrevista ao Congresso em Foco, presidente da Associação dos Delegados da PF diz que Polícia Federal passa por momento de desvalorização. “É deliberado? Não sei”, completa
Congresso em Foco
Para presidente da ADPF, ministro da Justiça precisaria ser mais enfático na defesa da Polícia Federal
Para presidente da ADPF, ministro da Justiça precisaria ser mais enfático na defesa da Polícia Federal
O sucesso das Operações Vegas e Monte Carlo – que levaram à prisão do bicheiro Carlinhos Cachoeira e às denúncias que podem resultar na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) – mascara uma realidade, segundo o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro. “A Polícia Federal está desamparada”, afirma ele, em entrevista ao Congresso em Foco. “E isso pode acabar comprometendo operações futuras”, adverte.
Se é deliberado? Não sei”, completa Leôncio. Segundo o presidente da ADPF, há uma série de situações que, nos últimos anos, vêm contribuindo para piorar a estrutura e a qualidade funcional da Polícia Federal. Cortes no orçamento, carência de pessoal, defasagem salarial. E um acanhamento, no seu entender, do empenho do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na defesa da instituição. “O ministro da Justiça precisa ser mais enfático na defesa da Polícia Federal junto ao governo e publicamente”, afirma Marcos Leôncio.
Foi no início do primeiro governo Lula que começaram a ficar famosas as grandes operações da Polícia Federal. No período, houve uma política de investimento no aparelhamento da PF e na qualificação dos policiais. Depois disso, diz o presidente da ADPF, a Polícia Federal passou a viver um momento de estagnação.
“Em 2004 e 2005, houve um processo muito grande de avanço. A PF, com isso, melhorou muito de qualidade. Mas o ritmo de investimento caiu a partir de 2009 e só piora desde então”, afirma Marcos Leôncio.
Falta de pessoal
“As Operações Vegas e Monte Carlo poderiam ter ficado comprometidas por orçamento reduzido e falta de pessoal. Há toda sorte de dificuldades”, critica o presidente da ADPF. Enquanto a Polícia Federal tem 11 mil policiais, segundo Leôncio, a Secretaria da Receita Federal tem 20 mil auditores. “A Funai tem mais DAS que a PF”, completa, citando um outro órgão vinculado ao Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a sigla que indica os cargos de confiança dos escalões superiores da administração pública (Direção de Assessoramento Superior – DAS). “Os policiais civis de vários estados estão ganhando mais que os delegados da PF”, comenta.
Segundo Leôncio, a falta de uma Lei Orgânica da Polícia Federal agrava os problemas. Não há, por exemplo, uma política de incentivo para a ida de policiais para os postos de fronteira, como acontece nas Forças Armadas. “Qual o incentivo que tem um policial federal para atuar numa área de risco?”, questiona. De acordo com o presidente da ADPF, apesar das promessas feitas durante o lançamento do Plano Nacional de Fronteiras, há mais de um ano a PF aguarda a concretização da política para os servidores lotados nas delegacias de fronteira.
Outro fator desmotivador para a Polícia Federal tem sido a sinalização do governo de acabar com uma conquista histórica da categoria: a aposentadoria policial, a qual já tinha sido reconhecida inclusive pelo STF e TCU.
A Polícia Federal reivindica ainda a conquista de uma situação maior de autonomia diante do governo federal, nos moldes do que há na Advocacia Geral da União (AGU), na Defensoria Pública da União e na Receita Federal. “Há argumentos tolos que usam para negar a autonomia. Até o fato de que os policiais usam armas. Na verdade esconde o medo de uma polícia com maior poder de investigação contra os criminosos do colarinho branco”, argumenta.
Numa demonstração da falta de interesse com a PF, Leôncio revela que nas vésperas de ingresso de novos servidores, a corporação segue sem a nomeação do titular da Diretoria de Gestão de Pessoal. Assim como a Academia Nacional de Polícia, responsável pelo curso de formação dos futuros policiais. Depois de cinco meses de expectativa, a Corregedoria-Geral finalmente conheceu o seu novo titular, mas a Diretoria de Administração e Logística Policial ainda aguarda a nomeação do cargo.
Para Marcos Leôncio, diante da repercussão de ações como agora com os casos das Operações Vegas e Monte Carlo, a Polícia Federal mereceria maiores investimentos, e não cortes orçamentários. “Às vésperas de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, nós estamos com a polícia desmotivada e insatisfeita. É preocupante”, conclui ele.

Polícia divulga retrato falado de assassino de Décio Sá



A Secretaria de Segurança Pública divulgou nesta quinta-feira (31), 38 dias após o crime, o retrato falado do executor do jornalista Décio Sá, executado com cinco tiros em um bar, no dia 23 de abril, na Avenida Litorânea.
Retrato falado foi divulgado nesta quinta-feira (31)
Aluísio Mendes disse ao G1 que o retrato falado já estava pronto há bastante tempo, mas haviam algumas providências que teriam que ser tomadas antes da divulgação. “Cada crime tem uma dinâmica específica. A polícia já tem esse retrato falado há algum tempo. Nós queríamos garantir a confecção de um retrato mais próximo da realidade. As testemunhas foram ouvidas várias vezes, para que não houvesse divergências”, explicou.
Entenda o caso O jornalista Décio Sá foi morto a tiros por volta de 22h40, do dia 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea. Um homem entrou no bar, e efetuou cinco disparos contra Décio, que morreu no local. O suspeito fugiu com a ajuda de um motociclista, que o esperava do outro lado da avenida.
Qualquer informação que leve ao paradeiro exato do homem que matou o jornalista Décio Sá terá como recompensa do Disque-Denúncia a quantia de R$ 100 mil.
As informações deverão ser passadas ao Disque-Denúncia, pelos telefones 3223-5800, na capital, e 0300 313 5800, no interior do Estado. Não é necessário se identificar.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Incra: ocupação em assentamentos da reforma agrária fica mais simples


A ocupação de áreas situadas em assentamentos da reforma agrária está mais simples, a partir detsa quarta-feira (30). Os pedidos de regularização poderão ser decididos nas próprias superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a comunidade assentada poderá se manifestar para embasar a decisão.
Se o interessado não ficar satisfeito com o julgamento, poderá recorrer a uma segunda instância, o Comitê de Decisão Regional (CRD). As normas foram publicadas pelo Incra no Diário Oficial da União de hoje. Elas foram elaboradas por um grupo de trabalho criado em dezembro do ano passado. De acordo com um dos integrantes, o procurador federal Carlos Valadares Júnior, a ideia foi elaborar um documento totalmente novo, para separar o pequeno trabalhador rural do especulador, do grileiro.

Lula não gosta da conversa com Dilma, que lhe pediu para deixar o governo fora de suas lambanças — não com essas palavras, claro!



Pois é, queridos, como diria Diogo Mainardi, “confiem em mim”, hehe.
Num post publicado nesta madrugada, escrevi:
“Descumprindo mais uma de suas promessas, Lula, por óbvio, não “desencarnou” do papel de presidente, conforme disse que faria. Por mais que Dilma Rousseff lhe jure fidelidade - e haverá a chance de se ver isso mais uma vez nesta quarta -, o fato é, já escrevi aqui, que é ele hoje o único risco de instabilidade política que ela enfrenta. A presidente que aí está não chega a representar, vamos dizer, um período termidoriano, depois do suposto jacobinismo lulista - até porque ele foi tudo, menos um radical, como sabem os bancos -, mas parece evidente que ela estava disposta a falar, no poder, uma linguagem mais tolerante do que ele, ainda que, e isto é um despropósito, ela mantenha inalterada a máquina suja do subjornalismo financiado. É bem verdade que, hoje, essa gente asquerosa está mais a serviço de Lula e do PT do que propriamente do governo. Há até alguns financiados que se aventuram a fazer uma crítica ou outra ao governo federal - sempre coisa leve, quase periférica.”
Leio, agora, no Radar, de Lauro Jardim, a seguinte nota:
“José Sarney, aliás, disse aos aliados mais próximos, que Dilma Rousseff pediu a Lula para deixar o governo fora das intrigas com o Judiciário. Segundo Sarney, Lula disse que a conversa com Dilma ‘não tinha sido muito boa’ e que a presidente estava preocupada em manter o Planalto distante do entrevero envolvendo o PT e o julgamento do Mensalão no STF.”
EncerroEm outras palavras: Lula deu com os burros n’água.
Por Reinaldo Azevedo

Deputados procuram dono de calcinha perdida na Câmara


Brasília vivia uma tarde agitada nesta quarta-feira, com a CPI do Cachoeira pegando fogo e o mundo político esperando novos capítulos do embate Lula-Gilmar Mendes. Mas na Câmara dos Deputados, apenas um assunto interessava: quem é o dono da calcinha?

A peça íntima em questão caiu do bolso do paletó de um deputado no plenário há 15 dias. As poucas testemunhas, que naturalmente não querem aparecer, não o identificam --apenas insinuam ser um integrante do chamado "baixo clero", deputados sem grande destaque.

O assunto foi tratado com sigilo digno de que uma votação secreta, mas acabou emergindo durante conversa entre seguranças, assessores, deputados e jornalistas.

Elas apenas relatam que ele havia chegado atrasado para a votação do projeto que tipifica crimes cibernéticos, que acabou aprovado.

O deputado, acompanhado de mais três colegas, mexeu no bolso para pegar o celular deixou cair no chão uma calcinha branca e vermelha, um modelo grande de algodão.
Entretido com o aparelho, o parlamentar não percebeu que a peça ficou no chão, no centro do plenário.

Um segurança que acompanhou a cena se aproximou, recolheu a calcinha e a escondeu atrás de uma lixeira.

Alertado, um assessor do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), recolheu a calcinha, a colocou em um envelope e indicou que levaria para o departamento de achados e perdidos. Em mais um daqueles mistérios do Parlamento, contudo, a seção nunca a recebeu.

"Eu não sei se foi um deputado quem perdeu. Deve ser sacanagem que fizeram com alguém", desconversou Maia. Informado de que se tratava de um "calçolão", reclamou: "Calçolão, não. Isso é um fiasco".

Vendo o colega Arnon Bezerra (PTB-CE), Maia perguntou se ele era o dono da polêmica calcinha. "Deve ser algum fã do Wando que circulou por aqui", disse o petebista, lembrando o já morto cantor que costumava receber calcinhas de suas plateias.

Washington Brasileiro é preso em Cidelândia-Ma









militares que estavam de serviço nesta terça-feira no município de Cidelândia, 
distante de Açailândia cerca de 50 km, prenderam o cantor Washington Alves 
Feitosa, de 46 anos, conhecido no meio artístico do Brasil, como “Washington 
Brasileiro”. Ele está sendo acusado pela namorada Márcia Carvalho Oliveira, de 
36 anos. Segundo ela, Washington lhe agrediu com palavras e apertou o seu 
pescoço tentando esganá-la 
 
Na delegacia a 
vítima contou que por volta das 19 horas, havia chegado de uma chácara nas 
proximidades de Cidelândia onde comemorava o “Dia das Mães” e ao chegar a sua 
residência, nesta terça feira um primo seu de nome Jeriel acabara de tomar banho 
e em seguida saindo à rua.
 
 
A 
confusão começou porque no momento em que Jeriel saia da residência de Márcia, o 
namorado Washingtom coincidentemente passavava pelo local e resolveu ir tomar 
satisfação com a vítima. em>Segundo ela, <em style="margin: 0px; outline: 0px none; padding: 0px;">o 
companheiro insinuou que estivesse tendo um caso com o primo, afirmando que 
nesta ocasião Washinton estava muito bêbado e todas as vezes que bebe se torna 
um homem muito agressivo.
 
 
Consta no depoimento de Márcia, no momento em que o acusado estava lhe agredindo, esta pegou o celular para 
acionar a PM, ocasião em que o agressor pegou o aparelho atirando contra a 
parede e avançou em seu pescoço tentando esaganá-la. Muito transtornado o músico 
ainda pegou uma cadeira atingindo a testa, braço e costas da vítima.
 
também que para se defender do agressor, Márcia 
pegou uma faca tipo “açougueiro” e tentou afastar Washington, e mesmo assim, 
este não se intimidou continuando a agressão, ocasião Márcia cortou os dedos do 
cantor.
 
Ela alegou na delegacia, que não teve a intenção de cortar 
Washinton, mas que agiu desta forma para se defender do agressor e também 
temendo por sua vida. Dentro da residência ficou praticamente tudo 
destruído.
 
 
acusado quebrou uma mesa de mármore, cadeiras, arremessando tupo para fora da 
casa.
 
Márcia Carvalho disse ainda que o acusado 
já lhe ameaçasse várias vezes de morte, tendo como motivação o ciúme exagerado 
do companheiro.
 
Ela disse que tem um relacionamento amoroso de seis meses 
com o cantor e este não aceita que ela faça amizade nem conversar com pessoas do sexo masculino, o que para ela 
torna o relacionamento conflitante.
 
 

  Na delegacia Washington Brasileiro negou todas as acusações, afirmando que pegou a cadeira para se defender da 
namorada que estava com uma faca em punho e muito nervosa. Ele afirmou que 
durante o seu relacionamento com Márcia, sempre houve discussões, mas sem 
violência e que sempre tiveram um bom relacionamento e ambos são ciumentos. 
Disse que foi preso uma vez em Imperatriz por baderna.
 
De acordo com o delegado da região,Washington Brasileiro,
permanecerá preso até a tarde de hoje até seu advogado chegar da cidade de São Paulo.
 
 

“Washington 
Brasileiro” é bastante conhecido na região por ser um excelente cantor de música 
MPB, Forró e Musicas regionais da região. Ele se destacou com a música 
Forrozeira na cidade de Imperatriz, saio do Maranhão para todo Brasil, onde 
sempre se apresentou em vários bares da cidade, restaurantes e boates da cidade 
e sempre foi muito admirado pelo seu talento. Quando ta sem turnê ele sempre 
passa o resto do Tempo na cidade.


 informação: por-email / Radialista Isaias Neto da cidade de Cindelândia

O caos no Viva Cidadão de Imperatriz

Numa atitude louvável do governo estadual em 04/02/1998, nascia a primeira Unidade do Viva Cidadão, um Órgão do Governo do Estado do Maranhão vinculado a Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social – SEAPS e tem como objetivo concentrar em um único espaço físico varias instituições públicas e privadas, de diferentes esferas do poder, de modo a facilitar a acessibilidade do cidadão a serviços públicos. A idéia deu certo e logo se expandiu formando um conglomerado de mais de 23 unidades.
A unidade de Imperatriz possui sessenta serviços e noventa e um colaboradores, o objetivo mais é a descentralização da maioria dos serviços públicos que são prestado na cidade, que assim o consumidor possa fazer de maneira mais rápida, pagamentos, retirar vias de documentos e sem dispor de muito tempo.
Os seguintes postos de serviços são: TRE, Agência do Trabalho, Procon, SESEC/ Antecedentes, SESEC/ RG, Diário Oficial, Secretaria da Fazenda, Atendimento Especial, Balcão do Cidadão, Detran/ Ciretran, Telecentro ,Caema Banco do Brasil e Banco Popular.

PROBLEMAS  E RECLAMAÇÕES

De acordo com informações colhidas, durante todo o mês de março/2012 o órgão não tinha água sequer para os funcionários, o que antes ate cafezinho era servido aos usuários. O funcionário pra beber tinha que levar água de casa. E os bebedouros? Só de enfeite, e logo foram recolhidos pela empresa fornecedora sob a alegação do fim do contrato.
Os funcionários da unidade de Imperatriz, pra fazer suas necessidades fisiológicas, tinham que recorrer aos banheiros das lojas vizinhas como Vanini, City Lar e Dollar Dreams.
Em abril/2012 a água foi disponibilizada apenas para os funcionários, no entanto, com toda boa vontade, os funcionários disponibilizam aos usuários com sede e assim, o estoque só dura ate meio dia. No período em que o calor é mais intenso todos ficam sem água.
Apesar do grande número de reclamações dos usuários colocadas nas caixas através de formulários, que deve ser lida avaliada pela coordenação e dado um retorno ao cidadão num prazo máximo de 10 dias, nada foi feito ate o momento.
Há uns 20 dias atrás, a coordenadora Sra. Liane, cujo o esposo é primo do Cutrim, foi demitida do cargo por alguém que veio de São Luis, alegando necessidades de mudança e rodízio de funções dos gestores em todas as unidades. Só que ate o momento o cargo continua vago.
Atualmente, toda a equipe de recepção (15 pessoas) é da MAFRA(São Luis), empresa terceirizada, e o contrato da mesma já findou e segundo informações a unidade ficará por um período de 2 meses sem pessoal pra atendimento na recepção, que serão substituídos pelos próprios servidores. É esperar pra ver o caos.
O interessante é que os prestadores terceirizados antes trabalhavam pra empresa DL ate 2010 tendo o Sr. Fernando como responsável (escritório na Luis Domingues). De repente o contrato licitatório acaba e entra uma nova empresa MAFRA e contrata os mesmo funcionários da DL.
A empresa MAFRA está com 2 meses de atraso no salário e já chegou a 3 meses de atraso, sem contar que não disponibiliza o vale-transporte aos funcionários.
Outro item que não condiz que o propósito do órgão é que o ultimo treinamento de aperfeiçoamento disponibilizado á equipe foi em 2009. O que antes era feito três vezes ao ano.
O limite de atendimento para retirada de RG (carteira de identidade) é de somente 200 por dia, acontece que o órgão abre às 7h e quando é 8h não é possível encontrar mais senhas, prejudicando aquelas pessoas que vem de outra localidade. Sem contar com a imensa fila que se forma antes da abertura.
Outro problema que afeta funcionários e usuários é o calor no interior do Viva Cidadão, no total são 27 centrais de AR, sendo que somente 5 delas funcionam. Este problema já perdura por mais de três meses e nada é feito.
Varias são as reclamações quanto ao atendimento do DETRAN por falta de material, principalmente tinta de impressão há mais de quatro dias. A tal tinta é fornecida pela 1° CIRETRAN (localizado na Rua 15 de novembro) o impasse que gira em torno da falta de tinta é que os funcionários do DETRAN dizem não poder sair pra buscar e a CIRETRAN alega não poder levar. Nessa briga, quem sofre as conseqüências é o cidadão que precisa dos serviços.
A concentração de vários Órgãos em um único espaço físico se constitui numa estratégia de gestão pública que favorece a redução de custos e desgaste ao cliente, evitando que o mesmo se dirija a vários locais para obtenção de serviços públicos diferenciados.
A idéia de facilitar a acessibilidade do cidadão aos serviços públicos, esta de mal a pior, a unidade pelo visto caiu no esquecimento ou deixou de ser interessante para o Governo do Estado.