quinta-feira, 28 de junho de 2012

28 de junho de 2012 às 13h38min

Flávio Dino comete erro político primário
e compromete futuro político em 2014

É cada vez mais complicada a situação da candidatura de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) a prefeito de São Luís. A coligação, ao que tudo indica, ficará restrita a três partidos: PTC, PCdoB e PDT. Com um problema: o apoio do PDT se restringirá basicamente à sigla.
O grupo liderado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), juntou quatro pré-candidatos a prefeito: Tadeu Palácio (PP), Roberto Rocha (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Foram realizadas várias pesquisas e ao final Edivaldo Holanda Júnior foi escolhido. Estranhamente, afinal o pré-candidato Tadeu Palácio pontuava melhor que todos.
No dia 8 de maio escrevi o artigo “Flávio Dino e PCdoB armaram um nó difícil de desatar” (reveja aqui). No dia 5 de junho voltei ao tema com a análise “Flávio Dino e PCdoB estão completamente perdidos, ou há algo entre o planalto e a planície que não sabemos?” (reveja aqui).
Entre as datas dos artigos, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) assumiu a Secretaria de Governo na administração João Castelo (PSDB). Grande jogada política do prefeito Castelo e começo do pesadelo de Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior. Flávio Dino cometera um erro elementar: associara-se a Roberto Rocha, inimigo de José Reinaldo Tavares. O ex-governador responsabiliza Rocha por sua derrota ao Senado em 2010, tema que o blog tratou aqui, naquele ano, em primeira mão.
Também escrevi aqui que as escolhas de Dino estavam fazendo com que 2014 fizesse água já agora em 2012. Conforme os partidos fazem suas convenções e a campanha eleitoral começa a mostrar a cara, este blog vai sendo confirmado. Na verdade, há muito José Reinaldo Tavares diz que a oposição ao grupo Sarney briga nas eleições municipais e chega à disputa pelo governo completamente dividida.
Tudo leva a crer que a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior está fadada ao fiasco (como acredito em milagres, não digo que será um fiasco). Para a candidatura de Flávio Dino não ficar completamente comprometida em 2014, agora só a vitória de Edivaldo Holanda Júnior em 2012, coisa em que quase ninguém acredita no momento.
Anotem: Flávio Dino e Edivaldo Júnior não terão o PSB como companheiro de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário