O prefeito municipal Ildemar Gonçalves dos Santos, reuniu uma comitiva para visitar algumas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Açailândia em diversos bairros do município.
Juntaram-se ao gestor o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Silva Sousa, bem como os vereadores Marco Aurélio, Canela, Fátima Camelo, Arlete Cutrin, Fábio Pereira e Júnior ‘Meu Garoto’. Ainda participaram das visitas às obras, os secretários Iran Santos (Infraestrutura e Urbanismo) e João Bosco Gurgel (Educação e Cultura).
A comitiva percorreu os bairros do Piquiá, Vila São Francisco e finalizou na Vila Bom Jardim, visitando obras de pavimentação e drenagem, construção de escolas e creches.
Piquiá
O chefe do executivo, vereadores e secretários iniciaram as visitas pelo Pólo Industrial e Químico de Açailândia (Piquiá), onde estiveram no serviço de pavimentação da Avenida João Castelo, na colocação de quase 500 metros de tubulação e na construção da escola Infantil Cirandinha.
“Nós tínhamos um grande problema, porque essa Avenida João Castelo era uma cobrança muito grande dos moradores do Piquiá. O vereador Canela e a Câmara de Vereador sempre cobraram isso da gente. Esse ano no começo do inverno nós tivemos o cuidado de asfaltar essa avenida, como fizemos o serviço muito rápido, deu alguns problemas nela, contudo, isso já está sendo corrido. Inclusive estamos construindo um sistema de drenagem para resolver esse problema daqui. Estamos concluindo os últimos 2900 metros de pavimentação, para entregarmos o Piquiá cem por cento asfaltado e com essa drenagem pronta. Tudo com recurso próprio, aqui está o recurso do povo de Açailândia, ou seja, do contribuinte”, disse Ildemar.
Sobre a colocação de tubulação o prefeito explicou. “Aqui no Piquiá nós tínhamos um problema de alagamento das ruas. Tivemos então o cuidado de fazer aqui quase 500 metros de tubulação para tirar a água. Em todo período de chuva gerava transtorno para a população, e além da pavimentação, nós vamos concluir esta obra para que esta população não tenha mais nenhum problema de alagamento nas casas. Esse é o compromisso do prefeito Ildemar, e será feito em breve”.
O chefe do executivo foi também fiscalizar a construção da escola Cirandinha. “Aqui na escola Cirandinha, que atende atualmente 170 crianças, nós estamos terminando de construir uma nova estrutura, aonde levaremos todas essas crianças e outras, já que o espaço é bem maior. Temos a preocupação de oferecer um local mais adequado e com melhores condições para o ensino. Acredito que após as férias a nova escola já será inaugurada”.
A diretora da escola, Marcela Chaves, disse estar ansiosa para a mudança de prédio. “Como a gente trabalha com crianças de 03 a 06 anos, elas precisam de um espaço maior. Hoje a gente sabe que as crianças não aprendem somente em sala de aula, então a área lá é muito grande, e com certeza, nossos alunos terão um aprendizado melhor. Estamos todos ansiosos, alunos, professores e pais para o grande dia, que será a mudança para lá”.
O vereador Canela, representante daquela comunidade, agradeceu ao prefeito pelas obras. “Na verdade não só para mim, mas para a população inteira do Piquiá, é uma alegria e satisfação muito grande nós termos um prefeito que é sensível as necessidades do povo. É de fato uma satisfação receber todas essas obras que o prefeito Ildemar tem trazido para nós do Piquiá. Todos que querem o bem desta comunidade têm que agradecer ao prefeito por esta pavimentação, além de outros trabalhos, tudo em benefício do nosso povo, que tanto foi solicitado em outros governos e nada foi feito. Pra nossa alegria, tudo isso está sendo feito dentro do nosso mandato através do prefeito Ildemar”.
Vila São Francisco
Dando prosseguimento às visitas, a comitiva foi conferir a construção da Escola Municipal São Francisco, que leva o nome do bairro. A nova escola contará com mais de 490 m2 de área construída e está sendo realizada apenas com recursos do tesouro municipal.
O novo centro de educação contará com 4 salas de aula, banheiros masculino e feminino, salas de diretoria e professores, e um amplo espaço para recreação, além de ser toda adaptada para alunos com necessidades especiais.
O gestor falou das obras na área da Educação. “Criança não diminui, só aumenta, e nós temos o compromisso de não deixar criança fora da sala de aula. Estamos mostrando hoje quatros escolas que estão sendo construídas, tem mais três pra iniciar a construção, e temos as quadras, serão dez quadras, sendo que sete já estão aprovadas no MEC e logo serão iniciadas essas obras. Temos também mais sete creches, e brevemente todas elas estarão funcionando. Serão duas situações na educação de Açailândia: antes e depois”.
Segundo o secretário de Educação, Bosco Gurgel, as obras de construção de escolas busca ampliar a oferta de vagas. “A demanda de alunos da rede municipal cresceu muito, com isso necessita de uma infraestrutura que dê conta dessa clientela, por isso através de recursos de convênios e de recursos próprios, a prefeitura tem construído esses espaços físicos, garantindo que esses alunos tenham escolas para estudar. Daqui para o final do ano nós temos projetos que já foram aprovados, para construção de creches, e em 2013, queremos não ter mais problemas de falta de espaço para acomodar nossas crianças”.
Aluísio Silva destacou a modernidade no ensino. “Hoje observamos que estas escolas estão sendo construídas com um amplo espaço, não somente de sala de aula, mas também de recreação e para práticas esportivas. Antigamente tínhamos uma “casa de ensinar”, hoje nós vemos uma nova mentalidade, e vemos isso com alegria, pois o espaço é um requisito importante na formação de melhores alunos”.
Vila Bom Jardim
Na Vila Bom Jardim, os representantes do executivo e legislativo estiveram fiscalizando a construção de mais uma escola municipal e de uma creche – a primeira de dez previstas para serem construídas em diversos bairros de Açailândia.
A nova unidade educacional será a maior e mais moderna escola da rede municipal de ensino. Contará com sete salas, laboratório e amplo espaço para atividades recreativas. Toda obra está sendo realizada com recursos próprios.
“É uma escola que segue todas as normas do MEC, com acessibilidade, materiais de primeira qualidade, e vale lembrar que essa escola é construída apenas com recursos próprios, do Fundeb-40. É uma obra que vai atender a uma clientela considerável de alunos, pois aqui funcionará três turnos, com capacidade para atender 1.500 alunos. Então vamos oferecer essa universalização de vagas para as crianças que moram nessa região e assim, desafogar essa carência que ainda existia em termos de espaço físico”, explicou Bosco.
Ildemar falou da carência do bairro na questão educacional. “O Bom Jardim é um bairro muito grande e a demanda é muito forte. Estamos fazendo este colégio com sete salas de aula, porque temos a consciência que é necessário oferecer um espaço cada vez maior e melhor para esses alunos”.
Ao lado da escola, está sendo erguido uma creche no âmbito do programa nacional de reestruturação e aparelhamento da rede escolar pública de educação infantil – Pró-Infância.
A obra, fruto de convênio entre o governos Federal (Ministério da Educação – MEC) e municipal (Prefeitura de Açailândia), está orçada em mais de hum milhão e trezentos mil reais, com previsão de entrega no mês de setembro deste ano.
“Nós estamos numa creche que está sendo construída em um espaço de 1240 metros, que vai resolver o problema de vários pais que precisam de um espaço para deixar seus filhos enquanto trabalham. Essa é a primeira, e já tem mais cinco creches que estão em fase de licitação, e mais quatro a serem liberadas pelo MEC. Com certeza, em um espaço muito pequeno, Açailândia será diferenciada com essa questão de creche.
Aqui nessas creches o governo federal está dando o dinheiro para essa construção, mas vai haver recurso do município também, porque tem uma logística e os funcionários que depende do município”, afirmou o gestor.
O prefeito ainda destacou as obras que serão realizadas em breve. “A população precisa entender que além dos colégios, nós conseguimos agora dez creches, dessas seis já estão aprovadas. Tem dez quadras de esporte, sendo que seis serão cobertas. Tem mais um colégio que vamos fazer no Piquiá, porque a demanda de lá é muito grande. Tem uma creche no Plano da Serra, outra creche no bairro da Laranjeiras. Enfim, nós estamos dividindo todos as benefícios em todas as regiões de Açailândia”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário