terça-feira, 31 de julho de 2012

Candidatura de Lobão a presidente do Senado corre riscos


Eleito senador pelo PMDB do Maranhão, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, é o nome da preferência da presidenta Dilma Rousseff para presidir o Senado em 2013.
Mas corre solta nos corredores do Congresso a versão de que ele não estaria muito interessado em deixar o Poder Executivo. Seu suplente, Lobão Filho, teria dito ao pai que quer manter o mandato.
Não se sabe ainda se a história é verdade absoluta, ou se é apenas obra dos adversários.
A verdade é que, para se eleger presidente do Senado, Lobão deveria estar em campanha há muito tempo.
Tanto que o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), chegou a procurar o atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que é padrinho político do ministro, para avisá-lo:
– Para quem quer se eleger presidente do Senado, o ministro Lobão tinha que estar atendendo muito melhor os senadores. Há gente por aqui reclamando de que ele nem retorna os telefonemas — disse Braga a Sarney.
Que ouviu calado.
É que também não se sabe ainda se Sarney acompanhará Dilma na preferência por Lobão, ou se a velha raposa da política está trabalhando nos bastidores para que o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), seja o seu sucessor. (Poder Online, iG)

TRE-MA julga primeiro recurso contra candidatura




Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão mantiveram, nesta segunda-feira (30), o indeferimento da candidatura de Leontina Carvalho de Barros ao cargo de vereadora em Benedito Leite pela coligação “Povo Unido Para Vencer”.
Este foi o primeiro julgamento de recurso eleitoral feito pelo TRE-MA referente às Eleições 2012. Até o dia 5 de agosto, os juízes eleitorais têm que deferir ou indeferir as candidaturas nos municípios. Aqueles que subirem para o Regional têm até o dia 23 de agosto para serem julgados pelo TRE e pelo TSE.
Leontina recorreu do indeferimento de sua candidatura, sustentando que a causa de sua inelegibilidade não transitou em julgado, não podendo assim gerar obstáculos à sua pretensão.
Analisando o caso, o relator do recurso, juiz Luiz de França Belchior Silva, demonstrou que a recorrente foi condenada pela prática de destruição de urnas e de dano qualificado ao patrimônio público, conforme sentença proferida pelo juízo da 17ª zona eleitoral, confirmada pelo colegiado do Regional maranhense em sessão plenária do dia 10 de julho de 2012.
“É perfeitamente aplicável a inelegibilidade proposta pelo Ministério Público neste caso, embora ainda não tenha transitado em julgado. Não há como deferir esta candidatura, sob pena de afronta aos preceitos legais vigentes”, justificou o relator em seu voto.
Recursos – para esta terça-feira (31), estão previstos os julgamentos de 12 processos durante a sessão jurisdicional do TRE, marcada para começar às 15h. Os recursos eleitorais, dado o caráter urgente com que têm que ser apreciados, são levados a plenário à medida que chegam e estão conclusos para julgamento, ou seja, extra pauta.

diz ex-travesti ‘Achava impossível mudar’, diz ex-travesti que hoje é pastor em MT


Pastor diz ajudar quem quer voltar a ser hétero através de associação.
Para Joide Miranda, homossexualidade pode ser desaprendida.
Joide e Édna estão casados há 14 anos e tem Pedro, de um ano e 11 meses.
Joide e Édna estão casados há 14 anos e tem Pedro, de um ano e 11 meses.
Acompanhado da mulher e do filho de 1 ano, o pastor evangélico Joide Miranda, de 47 anos, que até os 26 era travesti, afirma que é possível deixar de ser homossexual. A partir de sua experiência pessoal, ele decidiu ajudar quem quer voltar a ser hétero, por meio da Associação Brasileira de ex-Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABexLGBTTs). “A homossexualidade é um vício que, muitas vezes, vem desde a infância. Achava que era impossível mudar, mas é uma conduta que pode ser desaprendida”, diz o pastor.
O trabalho da associação vai contra a posição do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que orienta profissionais da área a não colaborar com serviços que ofereçam tratamento e cura para homossexualidade e não reforçem preconceitos sociais já existentes em relação ao tema.
Joide retirou silicone dos seios e dos quadris após
Joide retirou silicone dos seios e dos quadris após
Joide Miranda, que aos 14 anos assumiu a homossexualidade e agora se diz “completamente restaurado”, pontua que o trabalho que desenvolve busca a cura e a mudança a partir da espiritualidade e da experiência de vida dele, embora avalie que a psicologia seria importante nesse processo. “Aqueles que querem deixar o estado da homossexualidade dizem que me veêm como referência”, afirma o pastor, que depois da mudança retirou as próteses de silicone dos seios e o silicone industrializado dos quadris.
Ele explica que a entidade, que foi regulamentada em novembro do ano passado, dá suporte emocional a pessoas de vários lugares, inclusive do Japão, Espanha e França. Até hoje, segundo ele, mais de 500 homossexuais o procuraram. O pastor diz que os maiores motivos alegados para querer deixar a homossexualidade são a solidão e a insatisfação. “Fazemos acompanhamento por telefone, mas pretendemos abrir uma casa de apoio, uma espécie de albergue, para podermos auxiliá-los melhor”, conta o pastor, que mora em Cuiabá com a família.
Um dos pilares da associação, segundo ele, é a estruturação familiar. Para o pastor, a desordem familiar tem grande parcela de responsabilidade nos casos de homossexualidade. Ele diz alertar os pais durante as palestras que ministra para que se atentem sobre o comportamento dos filhos, de modo que atuem de forma preventiva. “Um dos maiores fatores que contribuem para a homossexualidade são os abusos sexuais e a ausência de limites para as crianças”, enfatiza, ao relatar que, aos 6 anos, foi abusado por um vizinho.
Joide morou em vários países, entre eles na França
Joide morou em vários países, entre eles na França
Além dos próprios homossexuais, Joide diz receber inúmeros telefonemas de mães que não concordam com a orientação sexual dos filhos. Ele diz que muitas delas pedem para conversar com a mãe dele, que, após muita insistência, conseguiu fazer com que ele fosse para a igreja. Antes disso, o ex-travesti morou em vários países, entre eles Itália e França, onde se prostituía.
Ele cita dois casos de ex-gays que teriam se tornado heterossexuais depois de receberem acompanhamento através da associação. Um deles na França, que morava com outro homem e hoje já está casado com uma mulher.
Outro é o caso de um ex-travesti do Maranhão, que colocou silicone até nos lábios e agora é missionário de uma igreja evangélica. “Quando a pessoa resolve mudar, o interior está todo bagunçado e demora algum tempo para mudar completamente, inclusive os trejeitos femininos”, explica.

Joide se casou, mas diz que casamento não pode
Joide se casou, mas diz que casamento não pode
Casamento
No caso de Joide, a mulher Édna, que hoje o acompanha nas palestras em que dá o seu testemunho, foi quem o ajudou. “Falava para ele que não era para colocar a mão na cintura, nem cruzar as pernas como mulher”, disse. Ela, no entanto, faz questão de enfatizar que se casou com um heterossexual e que nunca duvidou da mudança do marido. “Antes achava que gay era sempre gay, mas depois que o conheci mudei esse conceito. Não me importo em falar sobre o passado dele, pois falo de alguém que não existe mais”, afirma.
Casada há 14 anos com Joide, Édna conta que os dois eram empresários e deixaram os negócios para ajudar as pessoas que pretendem deixar de ser homossexuais. “Só fazemos isso para que a nossa história possa ajudar outras pessoas”. Ela conta que no início do relacionamento enfrentou certo preconceito por parte daqueles que não acreditavam na mudança de Joide.
No entanto, os dois afirmaram que o casamento não pode servir como uma “fuga”. Antes de conhecer a mulher, o pastor disse não ter sentido atração por nenhuma outra pessoa do sexo oposto. “Tive tudo que um travesti sonha, como glamour e dinheiro, mas não era feliz. Sentia um vazio muito grande dentro de mim. Era uma vida de hipocrisia”, recorda Joide, ao se dizer realizado hoje com a mulher e o filho, que foi adotado porque Édna não conseguia engravidar.
Na visão dele, a homossexualidade está na mente e, por isso, pode ser restaurada.”Depois que fui abusado sexualmente, tive a minha heterossexualidade violada”, afirma. Ele disse ainda que, quando foi molestado pelo vizinho, teve medo de contar para a família, principalmente ao pai, que era alcoólatra.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Decisão de Juiz de São Luis pode ter aberto precedentes para garantia de deferimento da Candidatura de Gleide Santos em Açailândia.



Entenda o caso 

Gleide Santos (PMDB) candidata a prefeita de Açailândia teve suas Contas de Gestão, Exercício 2003, com parecer do Tribunal de Contas do Estado pela reprovação e em julgamento polêmico da Câmara foi mantido o parecer do TCE.

A ex-prefeita alega ter sido cerceado o seu direito a ampla defesa em julgamento da câmara. Gleide acusa o ex-presidente da casa legislativa de Açailândia, e hoje atual deputado federal, Hélio Santos (PSD), de ter falsificado sua assinatura em intimação para apresentação de defesa oral no ato do julgamento em sessão plenária.

Em face a essas acusações Gleide Santos conquistou na 1ª Vara de Açailândia Antecipação de Tutela que suspendeu todas as ações da Sessão Ordinária que culminou com a reprovação de suas contas, garantindo assim o seu direito a solicitar junto a justiça eleitoral o seu registro de candidatura.

A câmara municipal, bem como o município de Açailândia, representado legalmente pelo prefeito Ildemar Gonçalves, entraram com duas ações para tentar derrubar a Antecipação de Tutela que favoreceu Gleide Santos, no entanto, todas as tentativas foram indeferidas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior.

Um novo fato polêmico acaba de acontecer na capital do Estado que pode abrir precedentes que podem garantir o deferimento da candidatura de Gleide Santos para as próximas horas já que todos os processos de registros de candidaturas de Açailândia já estão concluso ao juiz eleitoral do município.

O fato é que, no deferimento da candidatura de Tadeu Palácio que concorre a prefeitura de São Luis pelo PP (Partido Progressista), o juiz José Américo Abreu Costa pode ter aberto uma polêmica que, muito provavelmente, se estenderá até após as eleições.

Trata-se da validação, ou não, do julgamento de gestores municipais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando este figurarem como ordenadores de despesas.

Segundo o magistrado, “o TCE não é órgão competente para rejeitar as contas dos gestores municipais”.

Leia a matéria completa postada hoje no Blog do Gilberto Léda:

POLÊMICA! Juiz do MA decide que TCE não tem competência para rejeitar contas de prefeitos

No despacho em que deferiu o registro de candidatura do candidato do PP à Prefeitura de São Luís, ex-prefeito Tadeu Palácio (reveja aqui ou na cópia da decisão acima), o juiz José Américo Abreu Costa pode ter aberto uma polêmica que, muito provavelmente, se estenderá até após as eleições.

Trata-se da validação, ou não, do julgamento de gestores municipais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando este figurarem como ordenadores de despesas.

Segundo o magistrado, “o TCE não é órgão competente para rejeitar as contas dos gestores municipais”.

Ocorre que a Corte de Contas do Maranhão comemora, desde fevereiro – quando foi aprovada a Lei da Ficha Limpa -, o fato de que o STF havia referendado, referendou o dispositivo que valida o julgamento de prefeitos pelos Tribunais de Contas justamente quando figurarem como ordenadores de despesa.

O preceito, argumentou o TCE à época (veja aqui), está contido na parte final da alínea g do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90, com a redação dada pela Lei Complementar nº 135/10 (Lei da Ficha Limpa), segundo a qual se aplica “o disposto no inciso II do artigo 71 da Constituição Federal a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.

Esse dispositivo constitucional dispõe sobre o julgamento dos ordenadores de despesa pelo Tribunal de Contas.

Desde então, qualquer gestor com as chamadas “contas de gestão” rejeitadas tem sido considerado inelegível, por enquadramento na Lei da Ficha Limpa – já que o TCE é um órgão colegiado -, a menos que consiga na Justiça algum efeito suspensivo após a protocolação de recurso.

A decisão de José Américo, no entanto, reabre o debate, que deve dominar os embates judiciais daqui até o dia 7 de outubro. E mesmo depois disso.

Ex-policiais são condenados a mais de 20 anos de prisão por assassinato



Imperatriz - Os ex-policiais militares Smailly Araújo Carvalho da Silva eAntônio Ribeiro Abreu,julgados nessa terça-feira 24/07, pelo sequestro, morte e ocultação do cadáver do estudanteIvanildo Paiva Barbosa Júnior, foram condenados a mais de 20 anos de prisão cada um. 

O Tribunal do Júri, presidido pela juíza Suely de Oliveira Feitosa, da 2ª Vara Criminal de Imperatriz se estendeu até 0h40 desta quarta-feira 25/07.
De acordo com a decisão , Smailly Araújo Carvalho da Silva foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão em regime fechado, além de 30 dias multa. Já Antônio Ribeiro Abreu foi condenado a 22 anos e oito meses de prisão em regime fechado, além dos 30 dias multa.

Foram mais de 17 horas de julgamento, que teve início na manhã desta terça 24/07. Durante todo o dia foram ouvidas 11 testemunhas arroladas no caso e feita acareação entre os acusados e Claudiomar Ferreira dos Santos (já condenado pela participação confessa no crime).

No fim da tarde foram iniciados os debates, com a promotoria do caso, representada pelo promotor de Justiça Joaquim Ribeiro Júnior, e a defesa, com o advogado Eduardo Faustino. O encerramento dos debates ocorreu por volta das 23h, quando teve início a votação dos quesitos pelos jurados e, em seguida, já nesta quarta-feira 25/07, a leitura da sentença.

Entenda o caso - Ivanildo Paiva de Barbosa Júnior desapareceu na madrugada de 13 de setembro de 2008. O estudante, de 19 anos, voltava de uma festa realizada no Parque de Exposições de Imperatriz. 

Após deixar umas amigas em casa, Ivanildo teria sido abordado pelos policiais (fardados e em uma viatura) quando teria sido transportado no porta-malas do carro até a Estrada do Arroz, no município. 

No local, o estudante teria sido espancado e morto com um tiro na nuca disparado por Abreu. O corpo do estudante foi encontrado oito dias depois, enterrado em uma cova rasa.

Vagtonio Brandão intensifica campanha em Buritirana


Vagtonio Brandão

BURITIRANA - Com uma campanha propositiva, Vagtonio intensifica o trabalho de visita junto aos moradores dos bairros e povoados de Buritirana. “Nós tempos recebido diversas manifestações de apoio de lideranças políticas e comunitárias em nossa campanha”, reitera o candidato que concorre pela primeira vez a preitura do município.

O coordenador-geral da coligação “O povo quer mudança”, Francisco Gomes, o “Seda”, afirmou que “A campanha tem evoluído de forma rápida, com adesões de várias lideranças comunitárias da sede e dos povoados, bem como de lideranças políticas que acreditam no projeto político do candidato a prefeito Vagtonio Brandão”.

Gleide Santos vence mais uma batalha contra o poderoso Ildemar Gonçalves. É a terceira vitória consecutiva da “Guerreira”.


Açailândia – O grupo comandado pelo prefeito Ildemar Gonçalves busca de todas as formas eliminar Gleide Santos (PMDB) da disputa eleitoral deste ano, porque tem a absoluta certeza de não ter candidato a altura e que desta forma sofrerá uma derrota acachapante nas urnas no próximo dia 7 de outubro. O caminho encontrado pelo todo poderoso Ildemar Gonçalves foram as malhas da justiça tomando por base a reprovação das contas da ex-prefeita em uma turbulenta sessão da câmara, onde já pesa até a acusação de falsificação da assinatura de Gleide Santos.

O grupo do todo poderoso Ildemar, neste mês de julho, já somou três derrotas consecutivas no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em São Luis, na tentativa de derrubar a Antecipação de Tutela conseguida por Gleide na 1ª Vara de Açailândia, que suspendeu todas as ações da sessão da Câmara de Açailândia ocorrida em 2009.

A última derrota do “Clã Gonçalvino” aconteceu na terça-feira, dia 24, quando o desembargador Antonio Guerreiro Júnior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão indeferiu o pedido suspensivo formulado pela câmara municipal de Açailândia, mantendo os efeitos da Liminar concedida nos autos da Ação Anulatória de Ato Jurídico nº 2185/2012.

Enfim, Gleide Santos permanece na disputa e a cada ação movida contra ela, cresce ainda mais junto ao eleitorado de Açailândia.

“Gleide está igual massa de pão, quanto mais batem nela, mas ela cresce”, comentou Bento Camarão candidato a vereador na coligação de Gleide ao saber de mais essa vitória.

Justiça defere candidaturas de fichas sujas


   O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão precisa orientar melhor alguns juízes para que evitem julgamentos favoráveis aos candidatos enquadrados na lei da Ficha Limpa.
Em diversos municípios, ex-gestores e atuais prefeitos estão tendo candidaturas deferidas pela Justiça, mesmo com contas reprovadas pelo TCE e TCU. As impugnações, na sua maioria,  foram feitas pelo Ministério Público.
Em Pirapemas, por exemplo, os dois principais candidatos, o atual prefeito Eliseu Moura e a ex-prefeita Selma Alves, tiveram contas rejeitadas e sofreram condenações do TCU e TCE.
Embora o pedido de impugnação tenha sido feito pelo Ministério Pública, o juiz deferiu as candidaturas. A Justiça não pode desmoralizar a própria Justiça.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Já esta na internet os candidatos a prefeito que pediram registro de candidatura.


Veja abaixo quem são os candidatos que pediram registro de candidatura no TER-MA até o fim do prazo em 6 cidades da regional de Açailândia . Bom Jesus e Buriticupu estranhamente ainda não tem nem um candidato registrado
Vale ressaltar que todos ainda vão passar pelo crivo do Ministério Publica que poderá ou não impugnar os pedidos de candidaturas. Sem falar nos partidos políticos que também terão prazo para entrar com pedido de impugnação de seus adversários políticos.
Açailândia:image
Itinga:image
Cidelândia:image
Brejãoimage

Vila Nova dos Martilhos: image
São Pedro da Agua Branca:image

domingo, 1 de julho de 2012

ITINGA NOS BRAÇOS DA INDECÊNCIA E CONTINUÍSMO


OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS EM ITINGA DO MARANHÃO, NOS DEIXA PERCEBER QUE A CLASSE POLÍTICA É A PIOR DOS ÚLTIMOS TEMPOS, NÃO FALEMOS DE VERGONHA, POIS ESSA PALAVRA FICOU SÓRDIDA, ESSES QUADRILHEIROS JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS COM A DITA “VERGONHA”, MAS SE PROFISSIONALIZARAM NA ARTE DA BANDIDAGEM, DA CORUPÇÃO.
PERCEBE-SE QUE O SENHOR FICHA-SUJA DEUSDETH SAMPAIO, RODEADO DE OUTROS LADRÕES, QUE SUCUMBIRAM A PREFEITURA DE AÇAILÃNDIA, ESTÃO TENTANDO ACABAR COM A DE ITINGA. POR ÚLTIMO TENTA DESARTICULAR UM GRUPO DE JOVENS POLITIZADOS USURPANDO A SIGLA “””PSB”””, COM PODERES QUE O TAMBÉM FALIDO JOSÉ REINALDO OS DEU, POIS NO MARANHÃO EXISTE DOIS MONSTROS NA VIDA PÚBLICA VOLTADOS ÚNICA E PRECISAMENTE PARA SEUS INTERESES. JOSÉ REINALDO TAVARES E JOSÉ RIBAMAR SARNEY, DOIS MESTRES EM ATRASO DE CRESCIMENTO DO ESTADO.
PARA TANTO O NOSSO BLOG CONSTATOU QUE PARA TAL ARTIMANHA, O SENHOR DEUSDETH SAMPAIO E VETE BOTELHO ESTIVERAM COM A DIREÇÃO DO PSB, E ACERTARAM A BAGATELA DE R$ 385,000,00, PARA TER COMO ADVOGADO O SENHOR ENTÃO PRESIDENTE DA SIGLA, RENOMADÍSSIMO ADVOGADO JOSÉ ANTONIO ALMEIDA. PELO QUE PARECE O FAMOSO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB, NO MARANHÃO É USADO PELO ENTÃO ADVOGADO PARA BARGANHAR PREFEITURAS DO INTERIOR. PARTIDO ESSE QUE SEMPRE DEFENDEU IGUALDADE, AGORA E MANCHADO PELAS ATITUDES DESSES INESCRUPULOS BANDIDOS VESTIDO DE PELE DE CORDEIRO.
O ENTÃO PATIFE E ADVOGADO JOSÉ ANTONIO E O DIRIGENTE E FALIDO JOSÉ REINALDO, ACERTARAM A NEGOCIAÇÃO. JOSÉ ANTONIO TENTARÁ GRARANTIR O REGISTRO DA CANDIDATA VETE BOTELHO, E EM CONFORME COM O PAGAMENTO, DEU-SE A GARANTIA DO ACOMPANHAMENTO DA SIGLA PSB, OU SEJA, A MIÚDOS, R$ 200,000,00 PARA ADVOGAR A CAUSA E MAIS R$ 185,000,00, PARA DESARTICULAR O FORTE PARTIDO NO MUNICÍPIO DE ITINGA.
PERCEBE-SE QUE A ATUAL PREFEITA USA O DINHEIRO PÚBLICO DAQUELA CIDADE NÃO PARA REALIZAR O BEM PÚBLICO E SIM PARA BARGANHAR COM IMPROBIDADES ADMINISTRATIVAS, SUA PERMANÊNCIA NO PODER A QUALQUER PREÇO, E PARA ISSO ROUBA O POVO DE ITINGA COM QUANTIAS EXORBITANTE PARA PAGAR BANDIDOS DE GRAVATA.
NOSSO RECADO PARA OS MILITANTES DO PSB É QUE AO LONGO DAS HISTÓRIAS, AS MASSAS DE RESISTÊNCIA SAEM VITORIOSA NOS OBJETIVOS TRAÇADOS COM PERSEVERANÇA. ESPEREMOS QUE O POVO DE ITINGA DO MARANHÃO DEEM A RESPOSTA A ESSES ATOS QUE NÃO HÁ COMO SEREM MAIS SUPORTADOS.
ASSIM, OS DITOS ESTUDIOSOS QUE PENSAM EM PLANEJAR O PROJETO DINISTA DE 2014, EM ITINGA, CERTAMENTE CAÍRÃO DE JOELHOS DIANTE DA LEITURA QUE DE JÁ SE OBSERVA COMO TODAS AS JOGADAS TORPES QUE SE AFUMAÇA NO SUL DO MARANHÃO, ESSA TAMBÉM EXISTEM PARA ENCOBRIR UMA ABERRAÇÃO TANTO EM IMPERATRIZ, QUANTO OUTROS MUNICÍPIOS MINADOS POR ATITUDES DESSA NATUREZA.