Dois deputados da bancada da Oposição – Marcelo Tavares (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) – criticaram, na manhã desta quarta-feira (15), o desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. A pesquisa, divulgada pelo Ministério da Educação, mostra que o índice do Maranhão piorou em relação à edição anterior.
O líder da Oposição, Marcelo Tavares, afirmou que os dados do Ideb mostram que, no ensino médio, o Maranhão andou para trás. Ele observou que, em 2009, os números relacionados à educação maranhense ainda eram ruins, mas eram crescentes.
“Estes números vinham de forma crescente, mas bastou a governadora Roseana Sarney assumir o comando do Estado que, dois anos depois, o Maranhão apresenta números decrescentes. Os resultados das notas nas escolas públicas de ensino médio foram os piores na média, pouquinho melhor em matemática e bem piores em português. Isso fez com que o Maranhão retrocedesse 0.1% no Ideb de 2011 publicado agora pelo governo federal”, declarou Marcelo Tavares.
Ele lembrou que a governadora Roseana Sarney assumiu o mandato anunciando que iria fazer uma revolução na educação. “Grande revolução! Revolução que nos faz acreditar que o governo de fato não pensa no futuro dos maranhenses. Como podemos falar em um estado melhor e desenvolvido se não existe um plano sério de educação no Maranhão?”, questionou o líder da Oposição.
Destaque negativo
Ao ocupar a tribuna, o deputado Rubens Pereira Júnior ressaltou que o Maranhão é um dos pouquíssimos Estados que não tem um Plano Estadual de Educação.
“A grande ação do governo do Estado na área da educação foi fechar escolas dizendo que tinha vaga sobrando. E, além de fechar as escolas, cai a nota do Ideb. Mais uma vez, o Maranhão aparece com destaque, mas com destaque negativo. Ao comparar os índices do Ideb de 2009 a 2011, portanto durante a gestão da governadora Roseana Sarney, mais uma vez, o resultado é negativo. A nota já era muito baixa, a nota já era 3.2, em 2009, em 2011, cai mais 0,1, cai para 3.1. Enquanto todo Brasil avança, boa parte do Brasil avança na avaliação do Ideb, o Maranhão no ensino médio cai”, afirmou o deputado Rubens Júnior.
Ele fez um apelo para que a Assembleia Legislativa efetivamente assuma a causa da educação:
“No Estado de Pernambuco, lá 150 escolas da rede estadual já funcionam, em tempo integral. O Ceará resolveu fazer um teste com 40 escolas, em tempo integral e, no Maranhão, nenhuma escola pública estadual de tempo integral. Ou esta Casa assume efetivamente a luta por uma educação digna e de qualidade ou os indicadores sociais continuarão na mesma forma, a denominação política continuará da mesma forma, os indicadores educacionais continuarão piorando. Governadora Roseana, esse não é o melhor governo da vida de nenhum dos maranhenses”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário