domingo, 12 de agosto de 2012

Filuca realiza a maior carreata e pode ser multado pela Justiça Eleitoral

Candidato Filuca Mendes (de camisa azul)
Já foi enviado ao Ministério Público Eleitoral de Pinheiro vídeo da maior carreata da Baixada maranhense, promovida pela coligação liderada pelo candidato ao cargo de prefeito daquela cidade, Filuca Mendes.
No ato político, vários trios elétricos de médio e pequeno porte, o que caracteriza conduta vedada pela resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral. O evento foi realizado na tarde do dia 4 deste mês.
Candidato Filuca Mendes (de camisa azul)
Há dois dias, a candidata a prefeita de Guimarães, Mary Guerreiro, esposa do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior,  pagou R$ 4 mil por multa estabelecida na Justiça Eleitoral pela mesma prática. E nem recorreu da decisão. Justiça para ser boa, tem que ser feita em casa.
A Legislação é clara e não permite que trios elétricos, de médio e pequeno porte, sejam utilizados em propagandas móvel ou manifestações volantes. Exceto em comício parados.
Mary Guerreiro fez uma grande carreata em Guimarães, com a presença de quatro veículos não permitidos. Com uma diferença: um trio era do secretário do Meio Ambiente, Victor Mendes, outro do deputado Hélio Soares e os dois restantes de amigos, todos colaboradores da campanha.
No caso de Filuca Mendes, dois trios são de propriedade da família e os outros dos amigos que apoiam seu retorno ao cargo. Ele já foi prefeito de Pinheiro por dois mandatos e ainda elegeu o atual prefeito, Zé Arlindo, sem imaginar que o criador seria traído pela criatura.
A carreata mostrou força. Foi uma  das maiores mobilizações populares já vista em toda a região. E empolgou os aliados. Filuca, de acordo com todas as pesquisas realizadas em Pinheiro, ganha com folga.
A Justiça Eleitoral da Baixada maranhense está coberta de razão, ao cumprir o que determina a lei. Porém, em São Luís, a campanha feita com trios elétricos rola solta. E até passando na porta da sede principal do TRE, como observei na tarde da última quarta-feira.
As carreatas aqui na capital levam trios de médio porte e ninguém fala ou diz nada. A Justiça, neste caso, parecer ser cega. Lástimável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário