quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cenário político de Estreito - MA.


A administração do município de Estreito tem sido alvo de criticas principalmente pela enorme quantidade de buracos nas ruas entre falhas na saúde e educação, recentemente o município ficou conhecido por ter perdido todos os vereadores em uma ação judicial em que resultou no afastamento dos 09 vereadores ficando o executivo sem legislação no final do ano de 2010. Após alguns dias de caos assumiram os 9 primeiros suplentes, os afastados não se deram por vencidos e no mês de março deste ano começaram a obter resultados da árdua batalha na justiça para reaverem seus postos de vereadores dos nove sete já voltaram a ocuparem suas vagas na câmara municipal. Alguns desses estão inelegíveis, ou seja, não vão ser candidatos nas eleições de 2012. 
O cenário político de Estreito que se forma para as eleições esta estruturado da seguinte forma: vários são os pré-candidatos a prefeito: Verbena Macedo, Cícero Neco, Dr. João Duarte, Lindolfo, o ex-prefeito Zeca Pereira e Firmino.
Verbena Macedo - é uma mulher simpática, carismática, com bom senso humanitário e aponta como um bom nome, onde recentemente, aparece em 1° lugar nas intenções de voto com 29,97% de aceitação, porém, Verbena carrega um fardo pesado de rejeição, repetindo a dose da eleição de 2008, gerada pela figura do marido  Felix Queiroz que goza de uma imagem negativa em detrimento de seus atos e comportamentos de antipatia de forma generalizada junto à população e a seus próprios pares do comercio.
Apesar de seus pontos positivos, a pré-candidata teria que melhorar sua capacidade de liderança e a submissão ao marido. Eis um desafio que a família Macedo tem pela frente, de congelar Felix Queiroz de forma que ela não atrapalhe a campanha da esposa. É ver para crer, mas está mais que comprovado que milagres acontecem.

Cícero Neco (PMDB) - Comprovadamente tem demonstrado ser um bom administrador, é um empreendedor nato, possui alto grau de dinamismo, goza de excelente crédito, pois cumpre o que promete bom senso humanitário tanto que desenvolve trabalho social há 10 anos. O empresário tem ao longo de sua trajetória em Estreito desenvolvido um trabalho social que não se pode negar e de certo tempo pra cá, tem crescido aos olhos da população como sendo a possibilidade de mudança para o município.
Cícero aparece nas intenções em 2° lugar com 29,93% de aceitação e o menor índice de rejeição. No entanto, as informações e reclamações colhidas são de que ele não esta ainda sabendo a lidar com o povão, falta-lhe melhorar a popularidade e carisma.
“Ele é uma boa pessoa, mas tem que descer do salto, colocar o pé na lama, descer do carro, e se juntar as pessoas” afirma um dos entrevistados. Outro item que pesa quanto ao pré-candidato é que falta-lhe grupo e direcionamento das ações.

Dr. João Duarte - ex-prefeito de Estreito no período entre 1993-1996. De acordo com informações colhidas, o Dr. João, goza de certo prestigio junto à boa parte da população em que afirmam sem medo que sua gestão foi uma das melhores que a cidade teve. Com noticia que corre de que o atual prefeito Zequinha Coelho não será candidato, tudo indica que o mesmo ira declarar apoio ao Dr. João, que aparece nas intenções de voto em  lugar com 17,53% de aceitação, e o mais importante, sem rejeição. Dr. João conta com o apoio de muitas personalidades políticas do município como é o caso da também medica Dra. Cristina que em 2008 foi candidata a prefeita, podendo fazer uma dobradinha. Havendo o apoio de Zequinha e o Dr. João Duarte compondo com Dra. Cristina, os demais candidatos terão pela frente um adversário forte com grandes possibilidades de vitória.

Lindolfo - De forma inexperiente, sem orientação e iludido por uma meia dúzia de pessoas, o empresário iniciou uma pré-campanha sem organização, sem grupo e nem sequer partido tinha. Seu pontapé inicial foi fazendo festa e gastando de forma desordenada, na ilusão de que isso seria suficiente pra colocá-lo no pódio do primeiro lugar.   Dono de um grande ego, Lindolfo faz de tudo em suas aparições pra parecer e posar como sendo sabedor de tudo e o maior e melhor cidadão de Estreito necessário a todos.
Como diz o ditado de que “alegria de pobre dura pouco”, a situação do pretenso pré-candidato Lindolfo torna-se complicada, pois, na atual circunstancia não há como recuar, se o fizer, ficará desacreditado pelos poucos aliados que conseguiu e perante a população. No entanto, se continuar queimando dinheiro da forma como vinha, sua campanha poderá se tornar a mais cara da história de Estreito, conseguindo assim, uma antipatia natural por forçar imagem simpática.

Zeca Pereira - ex-prefeito, apesar dos pesares, ainda possuiu seus eleitores de carteirinha e apresenta possibilidades de compor com algum dos demais, resta saber com quem.
E por ultimo, literalmente na expressão da palavra, o então intitulado pré-candidatoFirmino Ribeiro, é dinâmico, audacioso, bom articulador, no entanto, apresenta certa dose de imaturidade política e sem nenhuma experiência em gestão. Informações mostram que sua capacidade de articulação é tendenciosa, principalmente para é algo que lhe favorece. No cenário atual, Firmino rema sozinho em rio revoltoso, não apresentando nenhuma ameaça política aos demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário