segunda-feira, 30 de setembro de 2013

QUENTINHAS DO MARANHÃO

Tchau PSDB
JoaoCastelo_Foto_ABaeta_17590
O ex-prefeito João Castelo demonstrou insatisfação com o seu partido, o PSDB. Ele que participou recentemente de reunião em Brasilia onde Aecio Neves esplanou sobre o projeto da sigla para 2014, parece mesmo que deve dá tchau e procurar outra legenda.
Embora a filha permaneça no PSDB, Castelo deve brigar por uma cadeira juntamente com Carlos Brandão para deputado federal.
Cadê a merenda?
Cade_a_merenda
Moradores do Anjo da guarda e bairro vizinhos, denunciam que por lá a merenda escolar não está chegando até os pratos dos estudantes do ensino publico municipal.
Eles informam ainda que por lá muitas crianças vão a escola unica e exclusivamente por conta da merenda que deveria ser servida, e que muitas das vezes é o único alimento do dia.
Adiado
O concurso Público do município de Palmeirândia que seria realizado no ultimo domingo (22), teve sua data transferida para os próximos dias 19 e 20 de Outubro.
O concurso de Palmeirândia oferece 279 vagas e teve em média cinco mil inscritos, logo depois do tumulto acontecido na cidade no ultimo domingo, o prefeito Nilson Garcia disse que não existe nenhuma responsabilidade do poder público municipal em relação ao ocorrido, e que a empresa foi contratada e paga para realizar o concurso, e que o cancelamento era de total responsabilidade da empresa.
Correria
Simplício Araújo é confirmado como presidente da legenda.
É grande a correria do deputado federal Simplício Araujo para organizar o Solidariedade no Maranhão. O deputado tem tentado agilizar de todas as formas e de maneira mais rápido possível o ingresso dos novos filiados e pré-candidatos na legenda.
Segundo informações o partido já conta com mais de 22 nomes que pretendem se candidatar pela sigla já nas próximas eleições, e sendo assim, haja trabalho.
Tristeza
É triste a situação da família de Talita Raquel Monteiro, vítima de ataque cardíaco na segunda-feira (30). A jovem de 14 anos faleceu,  enquanto fazia atividades esportivas no colégio em que estudava, o Centro de Ensino Médio Professora Maria Helena Duarte, no bairro Bequimão, em São Luís.
A aluna cursava a 6ª série na escola da rede estadual de ensino e, por volta das 9h, teve uma parada cardíaca na quadra esportiva, onde participava de um torneio de futebol. Talita foi socorrida e levada à Unidade Mista do Bequimão, mas já chegou ao local sem vida
Nódson na disputa
Do mundo dos show business para a política. Essa parece ser a nova empreitada do empresário, Nódson Júnior, diretor do Grupo Alegria Produções.
Apesar de não confirmar seu real interesse, amigos mais próximos já contam como certa a filiação do empresário a algum partido, a exemplo, do Partido Republicano Progressista (PRP) de Severino Sales além do Partido Republicano Brasileiro (PRB), de Kleber Verde e até mesmo o PSDC de Aragão já fizeram contato com ele.
Convênio
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) firmou convênio com o Instituto Maranhense do Rim para dar maior celeridade ao atendimento de pacientes renais na capital. O objetivo é oferecer serviços de diálise, de imediato, a 108 pacientes dos hospitais Djalma Marques e Clementino Moura (Socorrões I e II, respectivamente) e também os que fazem atualmente tratamento na rede estadual, além de pacientes naturais de São Luís que realizam tratamento em estados como São Paulo, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará e também no Distrito Federal.
Dona Vieira 
316107_162098373881488_324187810_n
Ao que tudo indica, nas próximas eleições o deputado federal Zé Vieira pretende não renovar seu mandato na câmara dos deputados. Ao invés dele quem entrará na disputa, mas por uma das 42 vagas na assembleia legislativa é a sua esposa, Patricia Vieira (PROS).
Sendo presidente do recém criado PROS, Zé Vieira já teria informado aos mais íntimos que pretende gastar o que for preciso pra eleger sua amada esposa. É muito amor.
Bem feito
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa a morte do detento Ismael Monteiro, de 21 anos, mais conhecido como “Mael”. Ele faleceu eletrocutado durante tentativa de fuga do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas na madrugada desta segunda-feira (30). De acordo com a diretora do CDP, Josiane Furtado, o detento teria se atrapalhado com a instalação elétrica usada para iluminar o túnel. “Mael” estava preso na cela 8 do bloco Delta e cumpria pena pelo crime de assalto a mão armada. Na ocasião, seria empreendida uma fuga em massa, frustrada pelos agentes penitenciários. “Integrantes do Rope e o Geop foram acionados e os presos logo contidos. No momento, a situação está sobre total controle”, afirmou a diretora do CDP.
Na justiça
Francisco Nagib do grupo FC Oliveira
Francisco Nagib do grupo FC Oliveira
Uma briga de gigantes movimenta os bastidores da politica na região do cocais. Trata-se do filho de um dos maiores empresários do Maranhão, dono do grupo FC Oliveira, com o prefeito de Codó Zito Rolim.
Zito moveu um processo de abuso de poder econômico contra Francisco Nagib, que foi candidato a prefeito na cidade de Codó nas ultimas eleições.  Por enquanto Nagib tem se dado melhor e já venceu na primeira e segunda instancia. Zito já disse que vai recorrer.

Já combinaram com Valdinar Barros?

Durante a semana deve ter repercussão, conforme o Blog já antecipou (reveja), a oficialização da saída do deputado estadual Bira do Pindaré do Partido dos Trabalhadores.
A decisão tomada pelo parlamentar no último sábado (28), foi motivada, segundo o próprio Bira do Pindaré, por uma resposta recebida do presidente da Executiva Estadual do PT, Raimundo Monteiro.
A resposta deixa claro que o posicionamento de Bira do Pindaré tem mais atrapalhado do que ajudado o PT. Além disso, na carta Monteiro assegura que o partido não irá colocar obstáculos para a saída do deputado e que não lhe cobrará o mandato na Justiça Eleitoral.
As partes estão de acordo e demonstram não se tolerar mais, pois Bira quer sair do PT e o PT quer que Bira saia, mas isso não é garantia que o deputado não possa perder seu mandato.
Quando Bira do Pindaré oficializar a sua saída do PT, o partido terá 30 dias para questiona-lo na Justiça Eleitoral, mas não deverá fazer como garantiu Raimundo Monteiro. No entanto, após esse período, o 1º suplente, o ex-deputado Valdinar Barros, e o Ministério Público Eleitoral terão mais 30 dias para buscar o mandato de Bira.
Ou seja, o acordo entre o PT e Bira do Pindaré não é extensivo para Valdinar Barros, pois o suplente terá o direito de buscar o mandato na Justiça Eleitoral.
Sendo assim, o caminho mais seguro para Bira do Pindaré é seguir para o Solidariedade, um dos novos partidos recém-criados, pois nesses casos em que o político segue para uma nova legenda, a Justiça Eleitoral assegura a manutenção do mandato.
Fica a dica, afinal Bira do Pindaré já tem um grave problema para resolver com o TCU e enfrentar outra demanda judicial não seria nada agradável.

Será mais uma sexta-feira que será enforcada?

flaviodinonovaÉ impressionante a cara de pau do presidente da Embratur, Flávio Dino. O Blog acaba de receber a confirmação de mais um evento em São Luís na próxima sexta-feira (04), e adivinhem que estará presente?
O PCdoB está organizando para sexta-feira a abertura do 13º Congresso Estadual do partido. O evento acontecerá no Rio Poty Hotel, às 18h e na oportunidade acontecerá o lançamento da pré-candidatura de Flávio Dino como opção apresentada pelo PCdoB para as eleições de 2014. No release distribuído a imprensa, está sendo também confirmada a presença do presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
O evento está previsto para iniciar às 18h, portanto fora do expediente de trabalho, mas como a sede da Embratur fica em Brasília, para Flávio Dino está participando do encontro do PCdoB, ele necessariamente precisará enforcar mais uma sexta-feira, assim como fez na semana passada (reveja).
A única alternativa é o presidente da Embratur conseguir inventar uma agenda de trabalho, se é que ele tem uma, em São Luís no mesmo dia, para só então tentar justificar a sua presença na capital maranhense, pois caso contrário, essa será mais uma, entre tantas, sexta-feira que Flávio Dino enforcou para fazer política partidária.
Para quem afirma que fará a mudança e promete agir diferente dos demais políticos que aí estão, realmente esse não é um bom exemplo a ser dado, muito menos a ser seguido.

Prefeitura de São Luís celebra convênio para agilizar atendimento de pacientes renais

cesarfelixA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) firmou convênio com o Instituto Maranhense do Rim para dar maior celeridade ao atendimento de pacientes renais na capital. O objetivo é oferecer serviços de diálise, de imediato, a 108 pacientes dos hospitais Djalma Marques e Clementino Moura (Socorrões I e II, respectivamente) e também os que fazem atualmente tratamento na rede estadual, além de pacientes naturais de São Luís que realizam tratamento em estados como São Paulo, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará e também no Distrito Federal.
Dezesseis novas máquinas ficarão disponíveis em tempo integral para o atendimento aos pacientes provenientes da rede pública municipal. Segundo o secretário de Saúde, Cesar Felix (foto), “essa é uma forma de minimizar o sofrimento de pessoas que há mais de ano não recebiam o tratamento de forma adequada”.
A ação segue a proposta orientada pela Promotoria de Justiça especializada na Defesa da Saúde para a ampliação da oferta do serviço a mais pacientes. Com o credenciamento do Instituto do Rim, o atendimento já começa a ser ofertado aos pacientes renais crônicos e agudos. A Semus investirá cerca de R$ 400 mil reais/mês até que o credenciamento do instituto no Sistema Único de Saúde (SUS) seja finalizado, quando o repasse de recursos para o custeio será do Tesouro Nacional, o que deve ser feito em um prazo de dois meses.
A medida reflete também na diminuição do número de macas nos corredores dos Socorrões, o que já pode ser percebido e reforçado com o mutirão de cirurgias ortopédicas que vem acontecendo na capital. “Com procedimentos deste tipo, estamos ofertando um serviço de maior qualidade e com maior agilidade à população e, consequentemente, diminuindo a quantidade de pessoas nos corredores das unidades de urgência e emergência”, afirmou Cesar Felix.
A Secretaria já estuda outras soluções para que o serviço seja ampliado com rapidez.
DIÁLISE – É o nome dado ao procedimento de filtragem do sangue, substituindo a função dos rins, quando o paciente apresenta falência do órgão. O procedimento tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do paciente através da retirada de toxinas, além do excesso de água e sais minerais do organismo, diminuindo sintomas típicos de quem tem problemas renais, como a falta de apetite, inchaços, anemia, palidez, falta de ar, náuseas, entre outros.

Nova mesa diretora do TJMA será eleita nesta quarta-feira

Plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão
Plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão
A mesa diretora que vai comandar o Judiciário estadual no biênio dezembro/2013 a dezembro/2015 será eleita nesta quarta-feira (2), a partir das 9h, em sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Os cargos são de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça. A posse dos desembargadores eleitos será no dia 20 de dezembro.
O plenário elegerá os ocupantes da mesa diretora por maioria de seus membros efetivos. A eleição se dará por votação secreta, dentre os membros mais antigos, em número correspondente ao dos cargos de direção, para mandato de dois anos, proibida a reeleição.

Prefeito de Apicum-Açu é acusado de usar documentos indevidamente


Prefeito Claudio Cunha
Prefeito Claudio Cunha
O prefeito do município de Apicum-Açu do Maranhão, Claudio Cunha (PV), foi acusado de utilizar documentos indevidamente.
A vítima Maria Luzia Ferreira Pereira acusa o prefeito e o seu irmão José Claudionor Cunha Filho de terem usado seus documentos RG e CPF para fazer abertura de firma em seu nome com razão social Matriz Construções Ltda.
Segundo Maria Luzia, Claudio Cunha e seu irmão teriam realizados várias transações comerciais que ensejaram a inserção do seu nome no cadastro do Serasa por vinte e nove vezes (restrições relativas a dezoito cheques sem fundos e outras pendências financeiras).
Em depoimento à polícia, a vítima conta que o irmão do prefeito, à época vereador de Apicum-Açu, foi na sua casa para lhe oferecer um empréstimo. Ela aceitou fazer e deu todos os seus documentos para ele.
Após algum tempo, Maria Luzia foi realizar o recadastramento do seu CPF, quando tomou conhecimento de que havia sido aberto uma empresa em seu nome.
Assustada, a vítima veio a São Luís e foi verificar na Receita Federal qual problema havia ocorrido, quando foi informada novamente que seu nome estava negativado por conta do débito da empresa em seu nome que funcionava no endereço do prefeito de Apicum-Açu.
Em razão disso, foi aberto uma instauração de Inquérito Policial para apurar a suposta prática delituosa do prefeito Claudio Cunha e do seu irmão José Claudionor Cunha.

Sarney pode sair candidato com apoio total de Lula

sarney-e-lulaSão frequentes as conversas entre o ex-presidente Lula e o senador José Sarney. Lula tenta convencer Sarney a aceitar disputar mais uma vez o mandato de senador pelo Amapá e prometeu a ele que sairá candidato único por aquele estado.
Com a experiência que acumulou ao longo de mais de 40 anos na vida pública, Sarney sabe que a decisão não depende apenas da vontade de Lula. É preciso que as forças que detém hoje o comando da políticxa no Amapá avalizem a idéia. Exatamente os Capiberipes, adversários do senador maranhense.
Lula terá que fazer uma costura francesa para para alinhar uma peça italiana. Qualquer erro pode levar a costura ao fracasso, ainda mais em se tratando do final da carreira do senador que já foi também presidente da República.
Sarney se encanta com a proposta de Lula e só vai aceitar a missão se Roseana Sarney não se decidir candidata ao Senado Federal agora em 2014. Ele tem mais de 80 anos, mas ainda está muito lúcido, apesar de todos os contratempos que lhe levaram a hospitais.

Governo assina ordem de serviço para pavimentação em São José de Ribamar


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ao lado do vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, assinou no domingo (29), ordem de serviço para pavimentação de 3 km de estrada no bairro Bom Jardim, em Juçatuba, zona rural de São José de Ribamar. O Governo do Estado investirá cerca de R$ 2,5 milhões para asfaltamento do trecho.
“Essa é mais uma obra do Governo do Estado para São José de Ribamar que irá garantir escoamento da produção agrícola, transporte escolar e o deslocamento dos moradores com segurança e rapidez. Um sonho já esperado pelas comunidades’”, declarou o secretário de Infraestrutura.
Luis Fernando ressaltou as ações que o Governo do Estado realiza por todo Maranhão e destacou que as obras executadas e entregues fazem a real mudança para melhor na vida da população. “O asfalto deixa a estrada mais bonita e garante a chegada de mais conforto, emprego, educação e saúde. É sinônimo de menos doenças, mais segurança, progresso e qualidade de vida e acima de tudo, respeito a vida. Dessa forma que trabalhamos”.
Participaram do ato vereadores, secretários municipais, enfermeiras, professoras, lideranças políticas, comunitárias e rurais da região e moradores de comunidades beneficiadas e vizinhas.
A professora Marinalva Monroe fez questão de participar do ato para ver de perto o início da obra tão esperada e sonhada pelos moradores. “O asfalto vai melhorar a vida de todo mundo que mora aqui. Idosos, crianças, jovens adoecem com a poeira em tempo de seca e muita lama na época da chuva. Estamos muito felizes pela realização de um sonho”, disse satisfeita.
A líder comunitária, presidente da Associação de Moradores do Quilombo Juçatuba, Ivanilde Cascaes, agradeceu a iniciativa. “É sonho transformado em realidade para família que moram aqui e esperamos muito tempo pela estrada. È momento de felicidade grande para todos. Agradecemos o empenho do governo do estado em ajudar nossa comunidade”, observou.
Para o vice-prefeito, Eudes Sampaio, a estrada tem grande valor ecônomico-social para o bairro que já tem um alto potencial agrícola iniciado e incentivado pelo secretário Luis Fernando. “Todos ganham com a estrada, tanto o pólo agrícola do Bom Jardim quer irá ter um salto maior com escoamento da produção, como as famílias do bairro que irão ter um ganho social e econômico maior”, pontuou.

Renovação da Câmara tende a ser recorde em 2014

CAMARA-DOS-DEPUTADOS_4As eleições para a Câmara dos Deputados, objeto de desejo dos partidos políticos, devem ser das mais concorridas e com um índice de renovação superior à média histórica, pelas razões a seguir.
Em primeiro lugar, porque os partidos, interessados nos recursos do fundo partidário e na ampliação da propaganda eleitoral gratuita, ambos calculados com base no desempenho para a Câmara, têm priorizado o recrutamento de quadros e lideranças com o objetivo de aumentar suas bancadas de deputados federais.
Em segundo lugar, porque as manifestações de junho e julho de 2013 demonstraram a insatisfação com a atual representação política, especialmente com a Câmara, cuja imagem está muito negativa, tanto pelos escândalos de corrupção, quanto pela absolvição do deputado presidiário Natan Donadon (ex-PMDB-RO), além do fraco desempenho no atendimento da agenda que motivou os protestos.
Em terceiro lugar, porque muitos dos atuais parlamentares devem desistir da tentativa de reeleição, seja pela desilusão com o Parlamento, seja pelos elevados custos de campanha, de imagem e desgastes no exercício do mandato.
A média de desistência, nas últimas seis eleições (1990 a 2010), ficou em torno de 19%, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Isso significa que, dos 513 deputados, 97, em média, desistiram da reeleição, seja por desencanto com o Parlamento, por simples inviabilidade de renovação do mandato, seja para concorrer a outros cargos.
Em quarto lugar porque o índice de renovação está sempre associado ao ambiente político. Quando o ambiente é de crise, com escândalos, como o atual, a renovação aumenta. Quando o ambiente é de relativa estabilidade, o desejo de mudança diminui.  A seguir uma tabela com o histórico de reeleição nas últimas seis eleições para a Câmara dos Deputados.
Do site Congresso em foco.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA

Ao Ilustríssimo Senhor Ribamar Corrêa, editor do Estado do Maranhão.

Tendo em vista a matéria veiculada neste matutino na página 03 intitulada “Gilmar Mendes da parecer da PGR para investigação de Dutra por crime de peculato”, venho esclarecer o seguinte:
1-     Visando benefício próprio, um suplente de deputado federal e especialista em perseguir quem foi eleito democraticamente, denunciou ao Ministério Público Federal que a senhora Regiane Abreu dos Santos teria sido nomeada em meu gabinete sem o seu conhecimento, sendo portanto fantasma.

2-    Nas informações que prestei ao Ministério Público Federal solicitei que fosse quebrado o sigilo bancário da senhora Regiane Abreu dos Santos, realizado o exame grafotécnico para verificar se a sua assinatura fora falsificada, bem como solicitada informações a Câmara dos Deputados Federal e a Caixa Econômica Federal sobre a sua vida funcional e a movimentação bancária da conta da referida senhora.

3-    Acatando o meu pedido o Ministério Público Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal que deferisse as providências acima citadas, uma vez que somente através de autorização judicial é possível a efetivação das solicitações feitas.

4-    Desta forma, concordo plenamente com as providências determinadas pelo ministro Gilmar Mendes, pois somente através delas será comprovado que a assinatura constante na procuração é da senhora Regiane Abreu Alves e que a referida senhora abriu e movimentou a conta bancária.

5-    Após a realização das providências determinadas pelo ministro Gilmar Mendes e comprovado que a conta bancária foi aberta e movimentada pela senhora Regiane, bem como de que a assinatura constante da procuração saiu do punho da mesma, adotarei as medidas jurídicas cíveis e penais.
6-    Por fim, informo a vossa senhoria que a Dra. Núbia Dutra não está sendo investigada e no meu caso, se quer sou chamado a depor no referido inquérito.

Solicito que seja garantido com mesmo destaque e na mesma página deste jornal o presente esclarecimento.

Att.

Domingos Dutra
Deputado Federal

domingo, 29 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde leva ações a Região Tocantina

ribamarfiqueneAs famílias de João Lisboa, Campestre, Senador La Rocque e Ribamar Fiquene – todos da Região Tocantina – foram beneficiadas com atendimentos de saúde promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o Governo Itinerante.
As ações foram realizadas na quarta (25) e quinta-feira (26) e beneficiou um total de 1.118 pessoas com ações de vigilância epidemiológica (vacinação), assistência em clínica médica, pediatria, exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata).
No município de Ribamar Fiquene, onde a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram o hospital de 20 leitos, centenas de pessoas foram triadas (com verificação de pressão arterial e peso) e atendidas pelo clínico geral e pelo pediatra, além de fazer os exames laboratoriais de glicemia e colesterol, da próstata e o preventivo de câncer ginecológico.
A dona de casa Marizete Oliveira da Silva, 36 anos, moradora de Ribamar Fiquene, levou a filha Luciana Oliveira da Costa, 10 anos, para consultar com o pediatra. “Precisamos muito de atendimentos como estes. A gente adoecia aqui e tínhamos que buscar atendimento em Porto Franco ou no Socorrão de Imperatriz. Este hospital veio para facilitar a vida do povo do interior”, comentou.
Os atendimentos em João Lisboa foram concentrados no Hospital Municipal, onde também outras dezenas de pessoas foram atendidas pelo clínico geral e pediatra, fizeram os exames laboratoriais, preventivo de câncer ginecológico e crianças atualizaram suas cadernetas de vacinação.
campestreHospital em Campestre – Além das ações de saúde, a comunidade de Campestre recebeu um novo hospital de 20 leitos, onde a SES ofereceu consultas e exames. As crianças também foram imunizadas.
Selma Silva do Nascimento, 21 anos, levou o filho Douglas Nascimento Gomes, de quatro meses, para atualizar o calendário vacinal e consultar com o pediatra. Ela mora no povoado Cabeceira Grande e disse que é difícil encontrar médico na cidade. “Soube da inauguração do hospital e dos atendimentos e resolvi vim logo. Também trouxe a carteira para atualizar as vacinas”, comentou. O autônomo Marinaldo Soares de Moura, 39 anos, buscou fazer os exames laboratoriais e descobriu que estava com o colesterol alterado. “Por isso é importante fazer os exames”, disse.
O médico Wanderson Arruda Serejo disse que foi alto o número de pessoas que apresentaram colesterol alterado e hipertensão durante a realização do mutirão. “Estamos enfatizando sobre as possíveis complicações decorrentes da doença e orientando-os para mudanças de hábitos alimentares e início de atividades físicas. Em alguns casos estamos alterando a medicação e solicitando novos exames”, disse.
Na cidade de Senador La Rocque foram contabilizados 219 atendimentos com clínico geral e 65 de pediatria. Setenta e quatro exames laboratoriais de próstata e 143 de colesterol e glicemia. Trinta e uma mulheres fizeram o preventivo e 61 crianças tiveram suas carteiras de vacinação atualizadas.

Agiotas e ex-prefeitos são indiciados pela PF por desvio de verbas federais

De O Estado – A Polícia Federal (PF) no Maranhão indiciou, ontem, o agiota Gláucio Alencar Pontes Carvalho; o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, e outros sete ex-gestores municipais por desvio de recursos públicos federais destinados às áreas da saúde e da educação. Trinta e duas prefeituras no estado estão sendo investigadas por crime de agiotagem. Segundo a PF, as cifras desviadas pela organização criminosa, liderada pelo acusado de ser o mandante e financiador da morte do jornalista Décio Sá, porém, são incalculáveis. Nesta primeira parte da investigação, compreendem um período de cinco anos de apropriação indébita de verbas fornecidas pela União.
Em entrevista coletiva, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF), na Cohama, o delegado Alexandre Lucena, superintendente interino da corporação, informou que a conclusão da participação do indiciado no esquema de agiotagem – denunciado pelo blogueiro 23 dias antes de seu assassinato, em abril de 2012 – se deu com mais evidência em sete prefeituras, cujos ex-gestores foram conduzidos e interrogados ontem. Na lista, estão os ex-administradores dos municípios de Arari, Cajapió, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Turilândia e Vitória do Mearim, que foram alvo da Operação Cheque em Branco, realizada ontem.
“Foi denominada assim a ação policial, justamente porque as pessoas que formavam esta rede de agiotagem ficavam, de fato, com talonários de cheques em branco, porém assinados e entregues pelos gestores, que geralmente acumulavam dívidas com a organização criminosa por financiamento de campanhas eleitorais. Em algumas prefeituras citadas, chegamos a recolher mais de 300 documentos como estes, que autorizavam a quadrilha a realizar saques de recursos destinados à compra de merenda escolar e medicamentos”, afirmou Alexandre Lucena.
Segundo ainda o que foi constatado na operação, a impossibilidade de calcular o montante desviado por Gláucio Carvalho e seu pai é algo inédito na conclusão de inquéritos desta categoria de crimes apurados pela PF no Maranhão, já que a apropriação indevida da verba pública federal se deu entre os anos de 2007 e 2011. “Literalmente, todo o dinheiro destinado pelo Governo Federal nesse período ficou à disposição da quadrilha, que fazia uma verdadeira sangria nos cofres públicos, contando com apoio político, jurídico e armado”, revelou o superintendente.
Detonando – Na apresentação do resultado da Operação Cheque em Branco, também realizada pelos delegados Rodrigo Motta, Rodrigo Corrêa e Luis André Almeida, este último coordenador da ação, por meio do Grupo de Repressão a Desvio de Recursos Públicos (GRDRP) da PF, o grupo especializado federal lembrou que o sucesso da investigação se deve ao trabalho da Polícia Civil do Maranhão. Boa parte do material analisado foi apreendida durante a Operação Detonando, que apurou a motivação da morte do jornalista Décio Sá.
“Após seis meses de investigação, analisando a documentação apreendida pela polícia judiciária do estado, nos deparamos com a evidência de que, de fato, esta quadrilha tirava dinheiro que seria para reformar e construir escolas públicas, comprar merenda escolar, medicamentos e material de uso hospitalar. Enfim, com os cheques em branco a organização criminosa se apossava dessas verbas públicas, enriquecia de forma desenfreada e contribuía para que o estado se mantivesse entre os com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, lembrou Almeida.
A Polícia Federal informou que 10 pessoas foram conduzidas ontem para prestar depoimento e ser indiciadas pelo desvio de recursos públicos, entre elas os sete ex-prefeitos dos respectivos municípios citados e investigados na operação, além de ex-secretários municipais e empresários. Entre os envolvidos na agiotagem comprovada pelos agentes federais, apenas Gláucio Carvalho e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, de 73 anos, também preso no inquérito relativo ao assassinato de Décio Sá, continuam presos por ordem da Justiça do Maranhão.
Usura II – Esta foi a segunda ação da Polícia Federal realizada no interior do Maranhão em combate aos crimes de agiotagem, em menos de 48 horas. Na manhã de quarta-feira (25), resultados da Operação Usura II apresentaram desvios de R$ 12 milhões; R$ 7,5 milhões de verbas da Saúde repassadas ao município de Bacabal e R$ 4,5 milhões, referentes a repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundeb), na cidade de Zé Doca, desde 2008.
Na ação dos agentes federais, coordenada pelo delegado Mário Fanton, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) foram cumpridos 19 mandados de condução coercitiva, entre eles um em desfavor do agiota Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, e outros 10 mandados de busca e apreensão nos referidos municípios. Todos foram ouvidos na sede da Polícia Federal do Maranhão, na Cohama.
Mais
32 Prefeituras estão sendo investigadas por envolvimento com agiotas, mas em sete delas os desvios foram mais acentuados
90% dos 217 municípios do Maranhão estão sendo investigados pela Polícia Federal por desvio de recursos público
Entenda o caso
Décio Sá foi assassinado na noite de 23 de abril de 2012, no Bar e Restaurante Estrela do Mar, situado na Avenida Litorânea, em São Luís. O jornalista aguardava amigos para um jantar, sentado a uma mesa, quando o autor do crime desceu da garupa de uma motocicleta, se aproximou e disparou seis tiros de pistola calibre ponto 40 mm. Três tiros atingiram a cabeça do jornalista e outros dois a região dorsal. Conforme apurou a Polícia Civil, Décio Sá foi morto porque foi o primeiro a denunciar, em sua página na internet (blogdodecio.com.br), que o assassinato do empresário Fábio dos Santos Brasil Filho, o Fábio Brasil, de 33 anos – executado com três tiros na cabeça, no dia 31 de março, na cidade de Teresina, no estado do Piauí -, havia sido encomendado por um grupo de agiotas estabelecido no Maranhão.
Mais
Os quatro delegados que integram o Grupo de Repressão a Desvio de Recursos Públicos (GRDRP) da PF informaram que o Maranhão tem 700 inquéritos em aberto sobre crimes de desvio de verbas públicas federais. O total de procedimentos instaurados em curso, para se ter ideia, representa investigações em 90% dos 217 municípios do estado, com indícios ou provas de atuação de grupos de agiotas. Pelas evidências da prática criminosa, os ex-gestores conduzidos responderão por peculato (crime de má gestão administrativa, praticado por funcionário público) e todos por formação de quadrilha. O inquérito segue ao Ministério Público Federal (MPF).

Bira do Pindaré deixa o PT e não deve deixar saudades

O deputado estadual Bira do Pindaré encontrou a desculpa que queria para deixar o Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme o Blog antecipou, o deputado utilizou a estratégia de conseguir um “salvo conduto” para deixar o partido sem correr o risco de perder o mandato (reveja).
A estratégia de Bira deu certo, pois assim como ele não queria mais o PT, o PT estava longe de querer ficar com ele e isso ficou claro na resposta encaminhada ao deputado pelo o presidente da Executiva Estadual, Raimundo Monteiro.
Na resposta encaminhada a Bira do Pindaré, Monteiro deixa claro que o posicionamento dele “causado certo desconforto no interior do partido”. Além disso, Monteiro ressaltou a Bira que “sua permanência na legenda tem se tornado difícil, e mais recentemente insuportável”.
Por fim, Monteiro assegura a Bira do Pindaré que o PT não lhe cobrará o mandato na Justiça Eleitoral e finaliza dando o tom do relacionamento entre as partes. “Não podemos nos impor sacrifícios recíprocos”.
Bira irá publicizar sua decisão na semana que vem na Tribuna da Assembleia Legislativa. O futuro ex-petista agora irá procurar uma nova legenda para se filiar.
A tendência é que Bira do Pindaré siga para o Solidariedade, partido recém-criado. A ideia de Bira é tentar a reeleição, mas antes disso ele precisará se entender com Tribunal de Contas da União (reveja).

Eleições 2014: Padre Nosso pra Vigário

Por Joaquim Haickel
joaquimAproxima-se o prazo limite para a filiação partidária daqueles que desejarem ser candidatos a um cargo eletivo no pleito de 2014. A data é 5 de outubro, um ano antes da eleição.
Os cidadãos brasileiros elegerão ano que vem seus representantes à Presidência de República e aos governos de estados e distrito federal, além de deputados estaduais, federais e um senador em cada unidade da federação.
Uma grande rearrumação vem acontecendo nos bastidores partidários já faz algum tempo, fato que configura o primeiro passo para quem deseja se eleger, ou para quem pelo menos deseja competir tendo alguma chance de sucesso.
A lógica partidária para uma eleição majoritária é diferente daquela que deve seguir quem almeja um posto proporcional. Explico: quem quiser ser candidato a presidente, governador ou senador, deve buscar um partido grande, forte, bem estruturado, com diretórios no maior número possível de municípios, com bastante tempo de propaganda no rádio e na televisão, com uma boa cota do fundo partidário, fatores que ajudam na eleição.
Já quem concorre a um cargo proporcional, ou seja, para deputado federal ou estadual, deve procurar um partido que o acolha e lhe proporcione a possibilidade de concorrer com uma mínima chance de se eleger. Quem tiver a garantia de uma votação expressiva deve escolher as legendas mais fortes, pois em qualquer hipótese sua eleição é mais viável. Quem tiver uma razoável musculatura eleitoral pode optar também por entrar nos grandes partidos que ainda assim terá boas chances de se eleger ou ficar em uma suplência que possibilite sua ascensão. Os candidatos de pouco coturno eleitoral devem se agrupar nos pequenos partidos para que juntos possam fazer o maior número de legendas, o que possibilitará eleger os mais votados de suas agremiações ou das possíveis coligações que esses partidos possam vir a fazer. Candidatos de grande poder eleitoral buscam pequenos partidos no intuito de vencer fazendo menos força. Os pequenos são pequenos, mas não são burros. No máximo um ou dois fortes candidatos são aceitáveis nos pequenos partidos para que estes tenham o sucesso que pretendem.
Dizer tudo isso é chover no molhado para quem é do ramo, mas o digo hoje para algumas pessoas que onde me encontram pedem que eu explique como funciona uma eleição, principalmente a proporcional que ainda causa muitas dúvidas não só nos eleitores, mas também em candidatos de pouca experiência.
No caso do Maranhão as candidaturas majoritárias postas são as de Luis Fernando e Flavio Dino, havendo a possibilidade de um terceiro nome concorrer ao governo do estado: Eliziane Gama.
Aqui aparece a primeira grande questão do pleito do ano que vem: quem será mais beneficiado com uma terceira candidatura ao governo do estado? Acredito que será a própria Eliziane, que certamente se fará mais conhecida e estará se credenciando para concorrer à prefeitura da capital, a uma vaga de senadora ou mesmo ao governo nas eleições subsequentes para estes cargos. Além dela quem mais se beneficiaria? O governo ou a oposição?
A existência de três candidatos efetivos ao governo certamente empurrará a eleição para o segundo turno. Quem se beneficiaria com isso? Responda quem souber ou quem puder. Confesso que não sei a resposta para essa questão.
Quanto ao Senado, se a governadora Roseana for candidata, não haverá concorrência relevante. Se ela não for, a disputa entre o candidato da oposição, Roberto Rocha, e o do governo, Gastão Vieira, será equilibrada, sem previsão de vencedor.
Há aqui outra questão que deve ser analisada com muito cuidado. Roseana ajuda mais seu candidato ao governo disputando o Senado ao seu lado, correndo o estado pedindo votos ou no controle da administração até o último dia de seu mandato? Eis aqui outra questão que não sei responder. Diga quem souber!
Inclusive, há nesse caso desdobramentos perigosos. Em caso de Roseana ser candidata ao governo quem deve sucedê-la? O vice-governador ou um governador eleito indiretamente na Assembleia? Em sendo a segunda opção, quem seria o escolhido? O próprio presidente do Poder Legislativo ou outra pessoa?
São muitas perguntas difíceis a serem respondidas, por isso me obrigo a ficar comentando sobre a disputa eleitoral no que diz respeito às coligações proporcionais, onde me sinto mais confortável para opinar.
Ressalto que mesmo fazendo meros prognósticos, um ano antes do pleito, tenho muito mais segurança no resultado deles que na conjectura do que pode acontecer no pleito majoritário.
Acredito que a futura composição da Assembleia Legislativa contará com 11 deputados eleitos pelos partidos do grupo conhecido como Chapão e outros 15 deputados eleitos pelos pequenos partidos ligados ao governo, acomodados em varias coligações ou em voos solos. As outras 16 vagas deverão ser preenchidas por deputados de partidos de oposição agrupados em duas ou três coligações. O resultado seria 26 x 16.
No caso da Câmara Federal o desenho será parecido com o do último pleito, sendo que a oposição deverá fazer um deputado a mais desta vez, ficando o placar em 11 x 7.
Antecipar os acontecimentos pode não ajudar muito, mas enquanto se pratica esse passatempo somos obrigados a analisar com mais cuidado o que acontece hoje, o que nos faz entender as circunstancias e consequências dos fatos e algumas vezes nos permite corrigir rumos e repensar formas de atingirmos os nossos objetivos.
PS: O texto acima não visa ensinar ninguém o seu ofício, visa apenas registrar um ano antes do fato acontecer, uma previsão bastante plausível sobre seus resultados, além de também registrar as dúvidas que nos perseguem e que caso não sejam dirimidas a contento podem acabar por nos prejudicar eleitoralmente.

Deputado anuncia escola para Ribamar Fiquene


O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou que dentro de quinze dias o Governo do Estado vai abrir processo de licitação, para construir uma escola de ensino médio em Ribamar Fiquene, projetada para atender cerca de três mil estudantes do município da Região Tocantina. Depois da licitação, a empresa que vencer o certame será contratada e inicia a construção da escola.
Antônio Pereira informou que a escola foi garantida pela própria governadora Roseana Sarney, quando a chefe do Executivo entregou o hospital de 20 leitos, projetado para beneficiar a população do município de Ribamar Fiquene. Na oportunidade, Antônio Pereira visitou o terreno onde será construída a escola de ensino médio, acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Murad.
O democrata disse que pediu a construção da escola para a governadora Roseana, para concretizar um antigo sonho da população. Segundo ele, o povo reclama que há mais de dez anos os estudantes do ensino médio enfrentam problemas, por que têm que se acomodar nas escolas da rede municipal nos povoados de Arraias, Lajeado I e no centro da cidade, cedidas pela prefeitura.
O parlamentar entende que a escola de ensino médio vai resolver o problema da falta de salas de aulas, para atender os estudantes, em uma nova, ampla a arejada escola da rede estadual. “Desde já agradeço a governadora por mais esse pleito atendido para beneficiar a população de Ribamar Fiquene, um antigo sonho de todas as famílias do município”, afirmou Pereira.
TERRENO DOADO
Na oportunidade, o prefeito de Ribamar Fiquene, Israel Vasconcelos, o “Vasco”, informou à governadora Roseana Sarney, ao deputado Antônio Pereira e aos secretários que a Câmara Municipal já sancionou o projeto de lei, que dispõe sobre a doação do terreno de 4.800 metros quadrados ao Governo do Estado, destinado à construção da escola de ensino médio.

Localizados avião e Adriano Sarney

Senador Sarney e Adriano Sarney
Senador Sarney e Adriano Sarney
Equipes do GTA localizaram ao aeronave que sofreu pane e teve que fazer uma pouso forçado antes de cair nas matas do cidade de Carutapera, conforme divulgado em primeira mão aqui no blog.
O jovem Adriano Sarney, filho do deputado federal Sarney Filho estava entre as cinco pessoas que se encontravam no avião. O piloto sentiu quando a aeronave estava perdendo o equilíbrio e iria cair em direção ao matagal.
O piloto chegou a acionar o 190 para informar que iria fazer um pouso forçado. Os radares não estavam localizando o avião. Dai foi feito o pouso forçado.

Todos os que estavam no aeronave sofreram apenas leves ferimentos. Em campanha eleitoral, Adriano Sarney, que é candidato a deputado estadual, iria para Godofredo Viana para ser recebido por lideranças políticas.