Tem blogueiro que utiliza o seu blog como se o mesmo fosse uma “arma branca” para cortar e perfurar as pessoas. Isso nada tem a ver com liberdade de expressão, tem outro nome: crime.
Enquanto não há debate de ideias e propostas entre os candidatos a prefeito de São Luis, surge um outro debate, no bojo da campanha, de igual importância: a liberdade de expressão.
Quem tem formação democrata, e este blogueiro tem, jamais pode abrir mão da defesa de qualquer tipo de liberdade, bem como o combate à opressão.
A liberdade de expressão e de imprensa foram conquistadas às duras penas pela sociedade brasileiras. Milhares pagaram com sangue, dor, tortura e morte para que hoje pudéssemos estar vivendo e convivendo em um democracia, ainda que “capenga”, como muitos entendem ser o caso da nossa.
O episódio envolvendo o candidato do PT, Washington, e o blogueiro Luís Cardoso, é mais um entre tantos outros que já ocorreram, não somente no Maranhão, mas em todo o Brasil.
Não se trata aqui de defender o petista e condenar o blogueiro, ainda que quem conheça o titular deste blog saiba de que lado está.
Os blogs também são uma conquista da sociedade em escala global. Talvez seja atualmente o mais democrático instrumento de comunicação que exista. Qualquer cidadão pode ter um blog e informar sobre todo e qualquer assunto. É o coroamento da liberdade de expressão moderna.
Mas, como tudo nesta vida, deve haver regras mínimas de conduta e utilização também dos blogs.
Ora, assim como um blogueiro se sente à vontade para escrever o que bem entender sobre coisas e pessoas, deve também estar consciente que em uma democracia ainda vale a máxima “meu direito termina onde começa o direto do próximo”. Ou isso não vale para a blogosfera?
Um blogueiro pode escrever verdades, meias verdades, misturar mentiras com verdades, insultar, ofender, denegrir a imagem de quem julgar correto apenas por estar escorado na liberdade de expressão, é isso?
E quem se sentir insultado, ofendido, denegrido na sua imagem tem que aceitar calado e passivamente sem ter que procurar reparos na justiça, é isso meu caro?
E se um magistrado ou magistrada entender que o insultado, ofendido, denegrido na sua moral e honra por determinado blogueiro e decidir pela punição desse, isso caracteriza agressão à liberdade de expressão?
Lembro daquela frase dita por Volteire nos tempos da Revolução Francesa: “Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres”.
A frase é atualíssima, mas nas democracias modernas o direito de dizer o que quer pode trazer consequências para o “boquirroto” dentro do que está previsto na lei, inclusive a maior de todas: a Constituição.
Enfim, o grande problema é que tem blogueiro que utiliza o seu blog como se o mesmo fosse uma “arma branca” para cortar e perfurar as pessoas. Isso nada tem a ver com liberdade de expressão, tem outro nome: crime.
Esse o entendimento deste blog, que seguirá firme na defesa da liberdade de expressão, mas contra a “libertinagem da expressão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário